Um comparativo entre software de análise vocal e auditiva para uso em sala de aula
O presente artigo coletou as características implementadas em software aplicado a análise de problemas na fala e audição, e que possam ser aplicados em sala de aula para diagnóstico de dificuldades apresentadas pelos alunos. A metodologia utilizada para seleção dos software estudados, foi identifica...
Principais autores: | Aires, João Paulo, Pilatti, Luiz Alberto |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4209 |
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Resumo: |
O presente artigo coletou as características implementadas em software aplicado a análise de problemas na fala e audição, e que possam ser aplicados em sala de aula para diagnóstico de dificuldades apresentadas pelos alunos. A metodologia utilizada para seleção dos software estudados, foi identificar artigos que abordassem o uso de software para análise vocal ou audição, selecionando os software SARDA, PreLingua, Praat e MDVP, por terem sido aqueles mais comentados entre a comunidade acadêmica. Em seguida foram retiradas as características implementadas em cada um, confrontando com a aplicabilidade na área educacional. Verificou-se que os software SARDA e Prelingua utilizam abordagem através de jogos com personagens animados e os software Praat e MDVP, adotam a avaliação vocal com exibição de gráficos. Conclui-se que é possível a utilização de software para análise acústica dos alunos em uma sala de aula, por se tratar de um complemento à correção de problemas vocais, embora os software analisados apresentem algumas limitações como: idioma das telas, necessidade configuração inicial de alguns software, dependência de conhecimento na área de fonoaudiologia para realizar a configuração, além de interferência do professor durante toda a atividade. |
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