Um comparativo entre software de análise vocal e auditiva para uso em sala de aula

O presente artigo coletou as características implementadas em software aplicado a análise de problemas na fala e audição, e que possam ser aplicados em sala de aula para diagnóstico de dificuldades apresentadas pelos alunos. A metodologia utilizada para seleção dos software estudados, foi identifica...

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Principais autores: Aires, João Paulo, Pilatti, Luiz Alberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4209
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spelling peri-article-42092024-04-14T21:57:24Z Um comparativo entre software de análise vocal e auditiva para uso em sala de aula Aires, João Paulo Pilatti, Luiz Alberto Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais O presente artigo coletou as características implementadas em software aplicado a análise de problemas na fala e audição, e que possam ser aplicados em sala de aula para diagnóstico de dificuldades apresentadas pelos alunos. A metodologia utilizada para seleção dos software estudados, foi identificar artigos que abordassem o uso de software para análise vocal ou audição, selecionando os software SARDA, PreLingua, Praat e MDVP, por terem sido aqueles mais comentados entre a comunidade acadêmica. Em seguida foram retiradas as características implementadas em cada um, confrontando com a aplicabilidade na área educacional. Verificou-se que os software SARDA e Prelingua utilizam abordagem através de jogos com personagens animados e os software Praat e MDVP, adotam a avaliação vocal com exibição de gráficos. Conclui-se que é possível a utilização de software para análise acústica dos alunos em uma sala de aula, por se tratar de um complemento à correção de problemas vocais, embora os software analisados apresentem algumas limitações como: idioma das telas, necessidade configuração inicial de alguns software, dependência de conhecimento na área de fonoaudiologia para realizar a configuração, além de interferência do professor durante toda a atividade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-07-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4209 10.3895/recit.v4.n10.4209 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 4, n. 10 (2013); 38-52 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 4, n. 10 (2013); 38-52 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 4, n. 10 (2013); 38-52 2175-1846 10.3895/recit.v4.n10 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4209/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
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