Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade

A imprescindível contextualização das práticas educativas relacionadas ao ensino de ciências na contemporaneidade tem desafiado os professores da atualidade diante das reflexões a respeito das grandes questões relacionadas às pesquisas de âmbito biológico. Uma das estratégias possíveis é a utilizaçã...

ver descrição completa

Principais autores: Gheno, Simara Rodrigues, Silva, Juliana da, Dal-Farra, Rossano André
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4373
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A imprescindível contextualização das práticas educativas relacionadas ao ensino de ciências na contemporaneidade tem desafiado os professores da atualidade diante das reflexões a respeito das grandes questões relacionadas às pesquisas de âmbito biológico. Uma das estratégias possíveis é a utilização de artigos de divulgação científica na sala de aula sob a perspectiva da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Da mesma forma, o estudo compreendeu a realização de atividades com alunos do ensino médio para avaliar o impacto da leitura de textos a respeito de temas como desmatamento, desenvolvimento sustentável e transgênicos com alunos do Ensino Médio. Participaram três turmas com média de 30 alunos e idades entre 14 e 16 anos: a turma A utilizou artigos científicos originais; a turma B utilizou artigos científicos reestruturados com objetivos didáticos e na turma C foram realizadas atividade de exposição dialogada . Os dados foram analisados por meio dos Métodos Mistos incluindo a aplicação de questionários cujas respostas foram analisadas e categorizadas por meio da Análise de Conteúdo e posterior quantificação dos resultados comparados por meio do teste t-Student. O incremento no desempenho dos estudantes, especialmente em alguns temas, foi observada a análise de informações, a discussão e confronto de ideias, a tomada de decisões individuais e coletivas para a resolução de problemas. Esta perspectiva também valorizou o trabalho em grupo e promoveu um amplo entendimento sobre a natureza das atividades científica e tecnológica e sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia.