Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade
A imprescindível contextualização das práticas educativas relacionadas ao ensino de ciências na contemporaneidade tem desafiado os professores da atualidade diante das reflexões a respeito das grandes questões relacionadas às pesquisas de âmbito biológico. Uma das estratégias possíveis é a utilizaçã...
Principais autores: | Gheno, Simara Rodrigues, Silva, Juliana da, Dal-Farra, Rossano André |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4373 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-4373 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-43732024-04-14T22:45:00Z Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade Gheno, Simara Rodrigues Silva, Juliana da Dal-Farra, Rossano André Ciências Humanas A imprescindível contextualização das práticas educativas relacionadas ao ensino de ciências na contemporaneidade tem desafiado os professores da atualidade diante das reflexões a respeito das grandes questões relacionadas às pesquisas de âmbito biológico. Uma das estratégias possíveis é a utilização de artigos de divulgação científica na sala de aula sob a perspectiva da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Da mesma forma, o estudo compreendeu a realização de atividades com alunos do ensino médio para avaliar o impacto da leitura de textos a respeito de temas como desmatamento, desenvolvimento sustentável e transgênicos com alunos do Ensino Médio. Participaram três turmas com média de 30 alunos e idades entre 14 e 16 anos: a turma A utilizou artigos científicos originais; a turma B utilizou artigos científicos reestruturados com objetivos didáticos e na turma C foram realizadas atividade de exposição dialogada . Os dados foram analisados por meio dos Métodos Mistos incluindo a aplicação de questionários cujas respostas foram analisadas e categorizadas por meio da Análise de Conteúdo e posterior quantificação dos resultados comparados por meio do teste t-Student. O incremento no desempenho dos estudantes, especialmente em alguns temas, foi observada a análise de informações, a discussão e confronto de ideias, a tomada de decisões individuais e coletivas para a resolução de problemas. Esta perspectiva também valorizou o trabalho em grupo e promoveu um amplo entendimento sobre a natureza das atividades científica e tecnológica e sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4373 10.3895/recit.v8.n17.4373 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017); p 41-64 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017); p 41-64 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017); p 41-64 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4373/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Gheno, Simara Rodrigues Silva, Juliana da Dal-Farra, Rossano André |
spellingShingle |
Gheno, Simara Rodrigues Silva, Juliana da Dal-Farra, Rossano André Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade |
author_sort |
Gheno, Simara Rodrigues |
title |
Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade |
title_short |
Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade |
title_full |
Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade |
title_fullStr |
Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade |
title_full_unstemmed |
Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade |
title_sort |
artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade |
description |
A imprescindível contextualização das práticas educativas relacionadas ao ensino de ciências na contemporaneidade tem desafiado os professores da atualidade diante das reflexões a respeito das grandes questões relacionadas às pesquisas de âmbito biológico. Uma das estratégias possíveis é a utilização de artigos de divulgação científica na sala de aula sob a perspectiva da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Da mesma forma, o estudo compreendeu a realização de atividades com alunos do ensino médio para avaliar o impacto da leitura de textos a respeito de temas como desmatamento, desenvolvimento sustentável e transgênicos com alunos do Ensino Médio. Participaram três turmas com média de 30 alunos e idades entre 14 e 16 anos: a turma A utilizou artigos científicos originais; a turma B utilizou artigos científicos reestruturados com objetivos didáticos e na turma C foram realizadas atividade de exposição dialogada . Os dados foram analisados por meio dos Métodos Mistos incluindo a aplicação de questionários cujas respostas foram analisadas e categorizadas por meio da Análise de Conteúdo e posterior quantificação dos resultados comparados por meio do teste t-Student. O incremento no desempenho dos estudantes, especialmente em alguns temas, foi observada a análise de informações, a discussão e confronto de ideias, a tomada de decisões individuais e coletivas para a resolução de problemas. Esta perspectiva também valorizou o trabalho em grupo e promoveu um amplo entendimento sobre a natureza das atividades científica e tecnológica e sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4373 |
_version_ |
1805535766275686400 |
score |
10,814766 |