O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa

Apresenta-se nesse trabalho uma revisão teórica sobre o uso de problemas como estratégia de ensino e aprendizagem. Parte-se de um problema proposto por literatura especializada para o ensino de Física em cursos de Engenharia. Faz-se uma análise das informações contidas no enunciado do problema e pro...

ver descrição completa

Principais autores: Machado, Vinicius, Enrique, Claudio Mario, Machado, Pedro Leineker Ochoski
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/4453
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4453
recordtype ojs
spelling peri-article-44532019-09-30T01:34:32Z O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa Machado, Vinicius Enrique, Claudio Mario Machado, Pedro Leineker Ochoski Apresenta-se nesse trabalho uma revisão teórica sobre o uso de problemas como estratégia de ensino e aprendizagem. Parte-se de um problema proposto por literatura especializada para o ensino de Física em cursos de Engenharia. Faz-se uma análise das informações contidas no enunciado do problema e propõe-se e se discute possíveis efeitos sobre a aprendizagem se o mesmo problema fosse apresentado aos alunos apoiado por um vídeo que reproduz a sua situação de forma dinâmica. Por fim, há uma análise dos possíveis efeitos da resolução desse mesmo problema se reproduzido em um laboratório didático. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/4453 10.3895/rbfta.v3n2.4453 Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 3, n. 2 (2016) 2358-0089 10.3895/rbfta.v3n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/4453/3228 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Machado, Vinicius
Enrique, Claudio Mario
Machado, Pedro Leineker Ochoski
spellingShingle Machado, Vinicius
Enrique, Claudio Mario
Machado, Pedro Leineker Ochoski
O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa
author_sort Machado, Vinicius
title O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa
title_short O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa
title_full O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa
title_fullStr O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa
title_sort o uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa
description Apresenta-se nesse trabalho uma revisão teórica sobre o uso de problemas como estratégia de ensino e aprendizagem. Parte-se de um problema proposto por literatura especializada para o ensino de Física em cursos de Engenharia. Faz-se uma análise das informações contidas no enunciado do problema e propõe-se e se discute possíveis efeitos sobre a aprendizagem se o mesmo problema fosse apresentado aos alunos apoiado por um vídeo que reproduz a sua situação de forma dinâmica. Por fim, há uma análise dos possíveis efeitos da resolução desse mesmo problema se reproduzido em um laboratório didático.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/4453
_version_ 1805292675085107200
score 10,814766