A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica
Este artigo pretende analisar a contribuição da perspectiva histórica e sociocultural das ciências para pensar em uma aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica. Nesse texto realizam-se algumas reflexões, a partir dos estudos de Ludwig Fl...
Autor principal: | Jacinski, Edson |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/457 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-457 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-4572022-09-29T18:40:34Z A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica Jacinski, Edson Este artigo pretende analisar a contribuição da perspectiva histórica e sociocultural das ciências para pensar em uma aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica. Nesse texto realizam-se algumas reflexões, a partir dos estudos de Ludwig Fleck, Koyré e Bernal. Estes autores entendem a ciência como atividade social e histórica. Desse modo, podem ajudar a pensar uma nova perspectiva para os dilemas da educação tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-08-31 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/457 10.3895/S1982-873X2009000200004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090002 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/457/338 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Jacinski, Edson |
spellingShingle |
Jacinski, Edson A perspectiva histórica e sociocultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação tecnológica |
author_sort |
Jacinski, Edson |
title |
A perspectiva histórica e sociocultural das
Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação
científica e humana na educação tecnológica |
title_short |
A perspectiva histórica e sociocultural das
Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação
científica e humana na educação tecnológica |
title_full |
A perspectiva histórica e sociocultural das
Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação
científica e humana na educação tecnológica |
title_fullStr |
A perspectiva histórica e sociocultural das
Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação
científica e humana na educação tecnológica |
title_full_unstemmed |
A perspectiva histórica e sociocultural das
Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação
científica e humana na educação tecnológica |
title_sort |
perspectiva histórica e sociocultural das
ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação
científica e humana na educação tecnológica |
description |
Este artigo pretende analisar a contribuição da
perspectiva histórica e sociocultural das ciências para pensar em uma
aproximação dialógica entre formação científica e humana na educação
tecnológica. Nesse texto realizam-se algumas reflexões, a partir dos
estudos de Ludwig Fleck, Koyré e Bernal. Estes autores entendem a
ciência como atividade social e histórica. Desse modo, podem ajudar a
pensar uma nova perspectiva para os dilemas da educação
tecnológica. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/457 |
_version_ |
1805449041265295360 |
score |
10,814766 |