Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a Distância?
Após a análise dos documentos oficias que guiam e asseguram a qualidade metodológica da educação brasileira, tornar-se claro quais devem ser as concepções que um aluno do ensino médio deve dominar em relação à química após a finalização, ou próximo disso, de seus estudos. A memorização de fórmulas e...
Principais autores: | Lima, Raul Ribeiro Jungles de, Silva, Rodrigo Pedroso da, Gbur, Daniel Schwanka, Barboza, Matheus Miranda, Costa, Lays de Carvalho Seixas |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5689 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5689 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-56892020-07-14T22:11:56Z Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a Distância? Lima, Raul Ribeiro Jungles de Silva, Rodrigo Pedroso da Gbur, Daniel Schwanka Barboza, Matheus Miranda Costa, Lays de Carvalho Seixas educação; ensino-aprendizagem Educação em química; Currículo e realidade; Eficiência ensino-aprendizagem; Problematização em química Após a análise dos documentos oficias que guiam e asseguram a qualidade metodológica da educação brasileira, tornar-se claro quais devem ser as concepções que um aluno do ensino médio deve dominar em relação à química após a finalização, ou próximo disso, de seus estudos. A memorização de fórmulas e repetições pautadas em referenciais simbólicos visando o ensino de determinada especificidade, cederam espaço a uma aplicação interdisciplinar e contextualizada. Contudo, pautado em relatos de professores e observações realizadas durante dois anos de iniciação à docência (PIBID), nota-se uma divergência realmente significativa em relação ao que se espera, de acordo com os documentos, e o que é observado na realidade do ensino médio. Portanto, este projeto tem como objetivo constatar se essas observações estão de acordo com a realidade. Os resultados em relação ao aprendizado técnico/contextualizado em química são preocupantes, contudo, a perspectiva do aluno acerca desta situação é ainda mais intrigante. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5689 10.3895/rbect.v10n1.5689 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5689/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Lima, Raul Ribeiro Jungles de Silva, Rodrigo Pedroso da Gbur, Daniel Schwanka Barboza, Matheus Miranda Costa, Lays de Carvalho Seixas |
spellingShingle |
Lima, Raul Ribeiro Jungles de Silva, Rodrigo Pedroso da Gbur, Daniel Schwanka Barboza, Matheus Miranda Costa, Lays de Carvalho Seixas Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a Distância? |
author_sort |
Lima, Raul Ribeiro Jungles de |
title |
Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a Distância? |
title_short |
Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a Distância? |
title_full |
Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a Distância? |
title_fullStr |
Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a Distância? |
title_full_unstemmed |
Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a Distância? |
title_sort |
realidade e diretrizes oficiais da educação em química: qual é a distância? |
description |
Após a análise dos documentos oficias que guiam e asseguram a qualidade metodológica da educação brasileira, tornar-se claro quais devem ser as concepções que um aluno do ensino médio deve dominar em relação à química após a finalização, ou próximo disso, de seus estudos. A memorização de fórmulas e repetições pautadas em referenciais simbólicos visando o ensino de determinada especificidade, cederam espaço a uma aplicação interdisciplinar e contextualizada. Contudo, pautado em relatos de professores e observações realizadas durante dois anos de iniciação à docência (PIBID), nota-se uma divergência realmente significativa em relação ao que se espera, de acordo com os documentos, e o que é observado na realidade do ensino médio. Portanto, este projeto tem como objetivo constatar se essas observações estão de acordo com a realidade. Os resultados em relação ao aprendizado técnico/contextualizado em química são preocupantes, contudo, a perspectiva do aluno acerca desta situação é ainda mais intrigante. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5689 |
_version_ |
1805449045820309504 |
score |
10,814766 |