Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem

O objetivo deste trabalho é expor as alterações focadas em acessibilidade virtual realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O trabalho foi realizado em três etapas: na primeira realizou-se estudos de acessibilidades em ambientes virtuais de aprendizagem...

ver descrição completa

Principais autores: Junior, Albino Szesz, Silva, Sani de Carvalho Rutz da, Vaz, Maria Salete Marcon Gomes, Bittencourt, Dênia Falcão de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5692
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O objetivo deste trabalho é expor as alterações focadas em acessibilidade virtual realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O trabalho foi realizado em três etapas: na primeira realizou-se estudos de acessibilidades em ambientes virtuais de aprendizagem, na segunda realizou-se alterações no ambiente Moodle versão 2.6 através da instalação de plug-ins e na terceira alterou-se o formato e layout do material disponibilizado. Os resultados apresentados demonstram as mudanças realizadas, tais como, a disponibilização da ferramenta de lupa, alto contraste e leitor de conteúdo, a possibilidade de tradução automática do português para libras, além da padronização de disciplinas. Conclui-se que as ações realizadas satisfazem o objetivo proposto, e destaca-se que encontrar uma interface adequada, com todos os aspectos de usabilidade e acessibilidade satisfeitos é um grande desafio.