Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem
O objetivo deste trabalho é expor as alterações focadas em acessibilidade virtual realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O trabalho foi realizado em três etapas: na primeira realizou-se estudos de acessibilidades em ambientes virtuais de aprendizagem...
Principais autores: | Junior, Albino Szesz, Silva, Sani de Carvalho Rutz da, Vaz, Maria Salete Marcon Gomes, Bittencourt, Dênia Falcão de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5692 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5692 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-56922020-07-14T22:11:56Z Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem Junior, Albino Szesz Silva, Sani de Carvalho Rutz da Vaz, Maria Salete Marcon Gomes Bittencourt, Dênia Falcão de educação; ensino-aprendizagem LMS MOODLE;Tecnologia; Inovação O objetivo deste trabalho é expor as alterações focadas em acessibilidade virtual realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O trabalho foi realizado em três etapas: na primeira realizou-se estudos de acessibilidades em ambientes virtuais de aprendizagem, na segunda realizou-se alterações no ambiente Moodle versão 2.6 através da instalação de plug-ins e na terceira alterou-se o formato e layout do material disponibilizado. Os resultados apresentados demonstram as mudanças realizadas, tais como, a disponibilização da ferramenta de lupa, alto contraste e leitor de conteúdo, a possibilidade de tradução automática do português para libras, além da padronização de disciplinas. Conclui-se que as ações realizadas satisfazem o objetivo proposto, e destaca-se que encontrar uma interface adequada, com todos os aspectos de usabilidade e acessibilidade satisfeitos é um grande desafio. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5692 10.3895/rbect.v10n1.5692 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5692/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Junior, Albino Szesz Silva, Sani de Carvalho Rutz da Vaz, Maria Salete Marcon Gomes Bittencourt, Dênia Falcão de |
spellingShingle |
Junior, Albino Szesz Silva, Sani de Carvalho Rutz da Vaz, Maria Salete Marcon Gomes Bittencourt, Dênia Falcão de Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem |
author_sort |
Junior, Albino Szesz |
title |
Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem |
title_short |
Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem |
description |
O objetivo deste trabalho é expor as alterações focadas em acessibilidade virtual realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O trabalho foi realizado em três etapas: na primeira realizou-se estudos de acessibilidades em ambientes virtuais de aprendizagem, na segunda realizou-se alterações no ambiente Moodle versão 2.6 através da instalação de plug-ins e na terceira alterou-se o formato e layout do material disponibilizado. Os resultados apresentados demonstram as mudanças realizadas, tais como, a disponibilização da ferramenta de lupa, alto contraste e leitor de conteúdo, a possibilidade de tradução automática do português para libras, além da padronização de disciplinas. Conclui-se que as ações realizadas satisfazem o objetivo proposto, e destaca-se que encontrar uma interface adequada, com todos os aspectos de usabilidade e acessibilidade satisfeitos é um grande desafio. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5692 |
_version_ |
1805449099905859584 |
score |
10,814766 |