Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem

O objetivo deste trabalho é expor as alterações focadas em acessibilidade virtual realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O trabalho foi realizado em três etapas: na primeira realizou-se estudos de acessibilidades em ambientes virtuais de aprendizagem...

ver descrição completa

Principais autores: Junior, Albino Szesz, Silva, Sani de Carvalho Rutz da, Vaz, Maria Salete Marcon Gomes, Bittencourt, Dênia Falcão de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5692
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5692
recordtype ojs
spelling peri-article-56922020-07-14T22:11:56Z Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem Junior, Albino Szesz Silva, Sani de Carvalho Rutz da Vaz, Maria Salete Marcon Gomes Bittencourt, Dênia Falcão de educação; ensino-aprendizagem LMS MOODLE;Tecnologia; Inovação O objetivo deste trabalho é expor as alterações focadas em acessibilidade virtual realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O trabalho foi realizado em três etapas: na primeira realizou-se estudos de acessibilidades em ambientes virtuais de aprendizagem, na segunda realizou-se alterações no ambiente Moodle versão 2.6 através da instalação de plug-ins e na terceira alterou-se o formato e layout do material disponibilizado. Os resultados apresentados demonstram as mudanças realizadas, tais como, a disponibilização da ferramenta de lupa, alto contraste e leitor de conteúdo, a possibilidade de tradução automática do português para libras, além da padronização de disciplinas. Conclui-se que as ações realizadas satisfazem o objetivo proposto, e destaca-se que encontrar uma interface adequada, com todos os aspectos de usabilidade e acessibilidade satisfeitos é um grande desafio.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5692 10.3895/rbect.v10n1.5692 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5692/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Junior, Albino Szesz
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Vaz, Maria Salete Marcon Gomes
Bittencourt, Dênia Falcão de
spellingShingle Junior, Albino Szesz
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Vaz, Maria Salete Marcon Gomes
Bittencourt, Dênia Falcão de
Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem
author_sort Junior, Albino Szesz
title Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem
title_short Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem
title_full Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem
title_sort acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem
description O objetivo deste trabalho é expor as alterações focadas em acessibilidade virtual realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O trabalho foi realizado em três etapas: na primeira realizou-se estudos de acessibilidades em ambientes virtuais de aprendizagem, na segunda realizou-se alterações no ambiente Moodle versão 2.6 através da instalação de plug-ins e na terceira alterou-se o formato e layout do material disponibilizado. Os resultados apresentados demonstram as mudanças realizadas, tais como, a disponibilização da ferramenta de lupa, alto contraste e leitor de conteúdo, a possibilidade de tradução automática do português para libras, além da padronização de disciplinas. Conclui-se que as ações realizadas satisfazem o objetivo proposto, e destaca-se que encontrar uma interface adequada, com todos os aspectos de usabilidade e acessibilidade satisfeitos é um grande desafio. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5692
_version_ 1805449099905859584
score 10,814766