Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências

Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas...

ver descrição completa

Principais autores: Moreira, Maria Cristina do Amaral, Rôças, Giselle, Pereira, Marcus Vinicius, Anjos, Maylta Brandão dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências.