Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências

Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas...

ver descrição completa

Principais autores: Moreira, Maria Cristina do Amaral, Rôças, Giselle, Pereira, Marcus Vinicius, Anjos, Maylta Brandão dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5697
recordtype ojs
spelling peri-article-56972020-10-20T22:39:36Z Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências Educational products in a professional master’s degree course Moreira, Maria Cristina do Amaral Rôças, Giselle Pereira, Marcus Vinicius Anjos, Maylta Brandão dos 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação Mestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciências Professional master degree; Educational products; Science education Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências. How are the educational products of a course distributed within the categories proposed by the science education area document in the last six years? What do Professional Master's dissertations indicate their goals in proposing educational products? Based on the research questions described, the article refers to educational products produced in a Professional Master's in science education, seeking to understand how such productions contribute and / or reinforce approaches to science education. It is a qualitative research where we mapped the educational products of the graduate program of professional masters of Federal Institute of Rio de Janeiro, seeking the theoretical and methodological aspects regarding the science education proposals. The results highlight preferences - educational media and text supplies - and showed a lack of investments in educational products related to science divulgation, and academic extension. Pointed to enhance studies on educational products to reflect on educational practice elements to improve science education in these courses. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES FAPERJ 2018-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697 10.3895/rbect.v11n3.5697 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Moreira, Maria Cristina do Amaral
Rôças, Giselle
Pereira, Marcus Vinicius
Anjos, Maylta Brandão dos
spellingShingle Moreira, Maria Cristina do Amaral
Rôças, Giselle
Pereira, Marcus Vinicius
Anjos, Maylta Brandão dos
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
author_sort Moreira, Maria Cristina do Amaral
title Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
title_short Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
title_full Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
title_fullStr Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
title_full_unstemmed Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
title_sort produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
description Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697
_version_ 1805449149206757376
score 10,814766