Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências
Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas...
Principais autores: | Moreira, Maria Cristina do Amaral, Rôças, Giselle, Pereira, Marcus Vinicius, Anjos, Maylta Brandão dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5697 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-56972020-10-20T22:39:36Z Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências Educational products in a professional master’s degree course Moreira, Maria Cristina do Amaral Rôças, Giselle Pereira, Marcus Vinicius Anjos, Maylta Brandão dos 7.08.00.00-6 Educação / 7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação Mestrado profissional; Produtos educacionais; Ensino de ciências Professional master degree; Educational products; Science education Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências. How are the educational products of a course distributed within the categories proposed by the science education area document in the last six years? What do Professional Master's dissertations indicate their goals in proposing educational products? Based on the research questions described, the article refers to educational products produced in a Professional Master's in science education, seeking to understand how such productions contribute and / or reinforce approaches to science education. It is a qualitative research where we mapped the educational products of the graduate program of professional masters of Federal Institute of Rio de Janeiro, seeking the theoretical and methodological aspects regarding the science education proposals. The results highlight preferences - educational media and text supplies - and showed a lack of investments in educational products related to science divulgation, and academic extension. Pointed to enhance studies on educational products to reflect on educational practice elements to improve science education in these courses. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CAPES FAPERJ 2018-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697 10.3895/rbect.v11n3.5697 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Moreira, Maria Cristina do Amaral Rôças, Giselle Pereira, Marcus Vinicius Anjos, Maylta Brandão dos |
spellingShingle |
Moreira, Maria Cristina do Amaral Rôças, Giselle Pereira, Marcus Vinicius Anjos, Maylta Brandão dos Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
author_sort |
Moreira, Maria Cristina do Amaral |
title |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
title_short |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
title_full |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
title_fullStr |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
title_sort |
produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências |
description |
Como os produtos educacionais de um curso estão distribuídos dentro das categorias propostas pelo documento de área de Ensino nos últimos seis anos? O que as dissertações de MP indicam serem seus objetivos em relação ao ensino de ciências ao proporem os produtos educacionais? Pautados nas perguntas de pesquisa descritas, o artigo refere-se aos produtos educacionais produzidos em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, buscando compreender como tais produções contribuem e/ou reforçam abordagens de ensino de ciências. A pesquisa qualitativa apresenta o mapeamento dos produtos educacionais do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Rio de Janeiro e a análise dessas propostas em interface com a educação científica veiculada nos produtos. Os resultados destacaram preferências– as mídias educacionais e os materiais textuais. A pesquisa mostrou a precariedade de produtos educacionais relacionados com a divulgação científica e a extensão acadêmica. Apontou a necessidade de aprofundar a prática de ensino assim como suas possibilidades na formação de mestres profissionais do ensino de ciências. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5697 |
_version_ |
1805449149206757376 |
score |
10,814766 |