Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
Identificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio d...
Autor principal: | Mendes, Herman do Lago |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5801 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-58012020-10-28T20:03:52Z Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação Binary numbers in mathematics and computation textbooks: a comparation Mendes, Herman do Lago Educação; Educação Matemática Números binários; Livro didático de matemática; Livro didático de computação. Binary numbers; Mathematics textbook; Computation textbook Identificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio de elementos praxeológicos: tipos de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Depois se faz a comparação por meio de critérios de avaliação praxeológica: critério de razão de ser, critério de relevância, critério de identificação, critério prático-técnico, critério tecnológico-teórico e critério de relação com outros saberes. Conclui-se que a abordagem de números binários no livro didático de computação analisado é mais ampla e aprofundada do que nos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental avaliados pelo PNLD 2014. Há, contudo, alguns elementos em comuns. It is Based on the identification of approach of binary numbers in computation and mathematics textbooks at Elementary School, its objective is to compare this approach based on the praxeology and its criteria of evaluation (elements of the Anthropological Theory of the Didactic). At first, the comparation is made through praxeological elements: types of task, technique, technology and theory. Then, the comparation is made through praxeological evaluation criteria: criterion of reas on of being, criterion of relevance, criterion of identification, practical-technical criterion, technological-theoretical criterion and criterion of relation with other knowledge. It realizes that the approach of binary numbers in computation textbook is broader and deeper than in all mathematics textbooks in Elementary School evaluated by PNLD 2014. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-04-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801 10.3895/rbect.v11n1.5801 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Mendes, Herman do Lago |
spellingShingle |
Mendes, Herman do Lago Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação |
author_sort |
Mendes, Herman do Lago |
title |
Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação |
title_short |
Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação |
title_full |
Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação |
title_fullStr |
Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação |
title_full_unstemmed |
Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação |
title_sort |
números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação |
description |
Identificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio de elementos praxeológicos: tipos de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Depois se faz a comparação por meio de critérios de avaliação praxeológica: critério de razão de ser, critério de relevância, critério de identificação, critério prático-técnico, critério tecnológico-teórico e critério de relação com outros saberes. Conclui-se que a abordagem de números binários no livro didático de computação analisado é mais ampla e aprofundada do que nos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental avaliados pelo PNLD 2014. Há, contudo, alguns elementos em comuns. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801 |
_version_ |
1805449047854546944 |
score |
10,814766 |