Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação

Identificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio d...

ver descrição completa

Autor principal: Mendes, Herman do Lago
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5801
recordtype ojs
spelling peri-article-58012020-10-28T20:03:52Z Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação Binary numbers in mathematics and computation textbooks: a comparation Mendes, Herman do Lago Educação; Educação Matemática Números binários; Livro didático de matemática; Livro didático de computação. Binary numbers; Mathematics textbook; Computation textbook Identificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio de elementos praxeológicos: tipos de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Depois se faz a comparação por meio de critérios de avaliação praxeológica: critério de razão de ser, critério de relevância, critério de identificação, critério prático-técnico, critério tecnológico-teórico e critério de relação com outros saberes. Conclui-se que a abordagem de números binários no livro didático de computação analisado é mais ampla e aprofundada do que nos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental avaliados pelo PNLD 2014. Há, contudo, alguns elementos em comuns. It is Based on the identification of approach of binary numbers in computation and mathematics textbooks at Elementary School, its objective is to compare this approach based on the praxeology and its criteria of evaluation (elements of the Anthropological Theory of the Didactic). At first, the comparation is made through praxeological elements: types of task, technique, technology and theory. Then, the comparation is made through praxeological evaluation criteria: criterion of reas on of being, criterion of relevance, criterion of identification, practical-technical criterion, technological-theoretical criterion and criterion of relation with other knowledge. It realizes that the approach of binary numbers in computation textbook is broader and deeper than in all mathematics textbooks in Elementary School evaluated by PNLD 2014. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-04-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801 10.3895/rbect.v11n1.5801 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Mendes, Herman do Lago
spellingShingle Mendes, Herman do Lago
Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
author_sort Mendes, Herman do Lago
title Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
title_short Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
title_full Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
title_fullStr Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
title_full_unstemmed Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
title_sort números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
description Identificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio de elementos praxeológicos: tipos de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Depois se faz a comparação por meio de critérios de avaliação praxeológica: critério de razão de ser, critério de relevância, critério de identificação, critério prático-técnico, critério tecnológico-teórico e critério de relação com outros saberes. Conclui-se que a abordagem de números binários no livro didático de computação analisado é mais ampla e aprofundada do que nos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental avaliados pelo PNLD 2014. Há, contudo, alguns elementos em comuns.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801
_version_ 1805449047854546944
score 10,814766