Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014

Em 2009 surge o novo ENEM que se constitui hoje como uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e é entendido como uma regulador da qualidade da educação básica. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezand...

ver descrição completa

Principais autores: Raad, Raquel Viana, de Matos, Santer Alvares, Coutinho, Francisco Ângelo
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Em 2009 surge o novo ENEM que se constitui hoje como uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e é entendido como uma regulador da qualidade da educação básica. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezando, entre outras coisas, pela interdisciplinaridade, contextualização e situações-problemas. Portanto, a concepção teórica do ENEM vai ao encontro com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o que é essencial para formação de um cidadão ativo e participativo. Neste trabalho identificamos, categorizamos e analisamos a abordagem CTS expressas nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014. Seguindo a metodologia de Bardin as questões foram classificadas e analisadas. Concluímos que o ENEM representa um avanço em relação aos tradicionais vestibulares, mas que ainda são necessárias modificações para que as suas questões se aproximem mais de uma abordagem CTS.