Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014
Em 2009 surge o novo ENEM que se constitui hoje como uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e é entendido como uma regulador da qualidade da educação básica. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezand...
Principais autores: | Raad, Raquel Viana, de Matos, Santer Alvares, Coutinho, Francisco Ângelo |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5922 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-59222020-10-20T22:40:23Z Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014 Survey and analysis of the science, technology and society approach in ENEM biology issues from 2009 to 2014 Raad, Raquel Viana de Matos, Santer Alvares Coutinho, Francisco Ângelo Educação / Planejamento e Avaliação Educacional ENEM; Abordagem CTS; Biologia ENEM; STS approach; Biology Em 2009 surge o novo ENEM que se constitui hoje como uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e é entendido como uma regulador da qualidade da educação básica. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezando, entre outras coisas, pela interdisciplinaridade, contextualização e situações-problemas. Portanto, a concepção teórica do ENEM vai ao encontro com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o que é essencial para formação de um cidadão ativo e participativo. Neste trabalho identificamos, categorizamos e analisamos a abordagem CTS expressas nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014. Seguindo a metodologia de Bardin as questões foram classificadas e analisadas. Concluímos que o ENEM representa um avanço em relação aos tradicionais vestibulares, mas que ainda são necessárias modificações para que as suas questões se aproximem mais de uma abordagem CTS. In 2009, the new ENEM emerges and is one of the main evaluations in the Brazilian education scenario and is viewed as a regulator of the quality of basic education. The ENEM's official documents show that this examination is based on the concepts of skills and abilities, emphasizing, among other things, interdisciplinarity, contextualization and problems-situations. Therefore, the theoretical conception of ENEM aggress with a Science-Technology-Society approach (STS), which is essential for the formation of an active and participatory citizen. In this work we identify, categorize and analyze the STS approach expressed in ENEM Biology questions from 2009 to 2014. Following the methodology of Bardin, the questions were classified and analyzed. Although we conclude that the ENEM represents a breakthrough in relation to the traditional exam, additional modifications are still necessary so that its questions get closer to a STS approach. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal de Minas Gerais 2018-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922 10.3895/rbect.v11n3.5922 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Raad, Raquel Viana de Matos, Santer Alvares Coutinho, Francisco Ângelo |
spellingShingle |
Raad, Raquel Viana de Matos, Santer Alvares Coutinho, Francisco Ângelo Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014 |
author_sort |
Raad, Raquel Viana |
title |
Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014 |
title_short |
Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014 |
title_full |
Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014 |
title_fullStr |
Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014 |
title_full_unstemmed |
Levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do ENEM de 2009 a 2014 |
title_sort |
levantamento e análise da abordagem ciência, tecnologia e sociedade nas questões de biologia do enem de 2009 a 2014 |
description |
Em 2009 surge o novo ENEM que se constitui hoje como uma das principais avaliações no cenário da educação brasileira e é entendido como uma regulador da qualidade da educação básica. Os documentos oficinais do ENEM mostram que esse exame se baseia nos conceitos de competências e habilidades, prezando, entre outras coisas, pela interdisciplinaridade, contextualização e situações-problemas. Portanto, a concepção teórica do ENEM vai ao encontro com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), o que é essencial para formação de um cidadão ativo e participativo. Neste trabalho identificamos, categorizamos e analisamos a abordagem CTS expressas nas questões de Biologia do ENEM de 2009 a 2014. Seguindo a metodologia de Bardin as questões foram classificadas e analisadas. Concluímos que o ENEM representa um avanço em relação aos tradicionais vestibulares, mas que ainda são necessárias modificações para que as suas questões se aproximem mais de uma abordagem CTS. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5922 |
_version_ |
1805449048366252032 |
score |
10,814766 |