A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências
Apresenta-se uma discussão referente à apropriação da linguagem científica escolar e às interações discursivas estabelecidas em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que para aprender Ciências é necessária a apropriação e a significação da sua linguagem. O referencial teórico é de cunho histórico...
Autor principal: | Wenzel, Judite Scherer |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6036 |
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Resumo: |
Apresenta-se uma discussão referente à apropriação da linguagem científica escolar e às interações discursivas estabelecidas em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que para aprender Ciências é necessária a apropriação e a significação da sua linguagem. O referencial teórico é de cunho histórico cultural, com interlocuções entre os estudos vigotskianos e a teoria da enunciação de Bakhtin. Também foram trazidos para a discussão autores que discorrem sobre a especificidade da linguagem química e da importância da sua significação em sala de aula. Em suma, o texto consiste num convite para repensar o ensino de Ciências considerando-o como um processo interativo sempre mediado pelo uso intencional dos meios, pelo uso das palavras e dos conceitos próprios da Ciência, para, com isso, possibilitar a significação conceitual para os estudantes. |
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