A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências
Apresenta-se uma discussão referente à apropriação da linguagem científica escolar e às interações discursivas estabelecidas em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que para aprender Ciências é necessária a apropriação e a significação da sua linguagem. O referencial teórico é de cunho histórico...
Autor principal: | Wenzel, Judite Scherer |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6036 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6036 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-60362019-05-01T03:56:48Z A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências Wenzel, Judite Scherer 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação Linguagem científica escolar; Interação discursiva; Ensino de Ciências; Significação conceitual Apresenta-se uma discussão referente à apropriação da linguagem científica escolar e às interações discursivas estabelecidas em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que para aprender Ciências é necessária a apropriação e a significação da sua linguagem. O referencial teórico é de cunho histórico cultural, com interlocuções entre os estudos vigotskianos e a teoria da enunciação de Bakhtin. Também foram trazidos para a discussão autores que discorrem sobre a especificidade da linguagem química e da importância da sua significação em sala de aula. Em suma, o texto consiste num convite para repensar o ensino de Ciências considerando-o como um processo interativo sempre mediado pelo uso intencional dos meios, pelo uso das palavras e dos conceitos próprios da Ciência, para, com isso, possibilitar a significação conceitual para os estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6036 10.3895/rtr.v2n1.6036 Revista Transmutare; v. 2, n. 1 (2017) 2525-6475 10.3895/rtr.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6036/4525 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Wenzel, Judite Scherer |
spellingShingle |
Wenzel, Judite Scherer A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências |
author_sort |
Wenzel, Judite Scherer |
title |
A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências |
title_short |
A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências |
title_full |
A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências |
title_fullStr |
A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências |
title_full_unstemmed |
A apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências |
title_sort |
apropriação da linguagem científica escolar e as interações discursivas estabelecidas em sala de aula como modo de aprender ciências |
description |
Apresenta-se uma discussão referente à apropriação da linguagem científica escolar e às interações discursivas estabelecidas em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que para aprender Ciências é necessária a apropriação e a significação da sua linguagem. O referencial teórico é de cunho histórico cultural, com interlocuções entre os estudos vigotskianos e a teoria da enunciação de Bakhtin. Também foram trazidos para a discussão autores que discorrem sobre a especificidade da linguagem química e da importância da sua significação em sala de aula. Em suma, o texto consiste num convite para repensar o ensino de Ciências considerando-o como um processo interativo sempre mediado pelo uso intencional dos meios, pelo uso das palavras e dos conceitos próprios da Ciência, para, com isso, possibilitar a significação conceitual para os estudantes. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6036 |
_version_ |
1805294157757939712 |
score |
10,814766 |