Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa feita junto a cursistas da edição 2013/2014 do curso de formação de professores/as “Gênero e Diversidade na Escola” (GDE), ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) por meio do Núcleo de Gênero e Tecnologia (Ge...

ver descrição completa

Principais autores: Daniella de Almeida, Kaciane, Bueno de Freitas, Lucas, Stancki da Luz, Nanci
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6198
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6198
recordtype ojs
spelling peri-article-61982019-07-04T14:01:56Z Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE Daniella de Almeida, Kaciane Bueno de Freitas, Lucas Stancki da Luz, Nanci Gênero e diversidade na escola; Formação de profissionais da educação; Curso de extensão na UTFPR. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa feita junto a cursistas da edição 2013/2014 do curso de formação de professores/as “Gênero e Diversidade na Escola” (GDE), ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) por meio do Núcleo de Gênero e Tecnologia (GeTec), do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Foi questionado às/aos cursistas se elas/es observavam, em suas respectivas escolas ou ambientes de trabalho, situação de desrespeito ou discriminação quanto ao gênero, raça/etnia ou sexualidade; as respostas desta questão são objetos de análise deste artigo. Como resultado, revela-se, a partir da vivência das/os cursistas, a importância do GDE como instrumento na formação para os/as docentes, que a cada dia mais reconhecem as diversas situações de preconceitos e discriminações em relação ao gênero, à sexualidade, à diversidade sexual e às relações étnico/raciais que perpassam o ambiente escolar e sentem a necessidade de enfrentamento dessas questões. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6198 10.3895/cgt.v9n34.6198 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 9, n. 34 (2016); 3-22 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v9n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6198/3849 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Daniella de Almeida, Kaciane
Bueno de Freitas, Lucas
Stancki da Luz, Nanci
spellingShingle Daniella de Almeida, Kaciane
Bueno de Freitas, Lucas
Stancki da Luz, Nanci
Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE
author_sort Daniella de Almeida, Kaciane
title Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE
title_short Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE
title_full Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE
title_fullStr Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE
title_full_unstemmed Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE
title_sort preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do gde
description O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa feita junto a cursistas da edição 2013/2014 do curso de formação de professores/as “Gênero e Diversidade na Escola” (GDE), ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) por meio do Núcleo de Gênero e Tecnologia (GeTec), do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Foi questionado às/aos cursistas se elas/es observavam, em suas respectivas escolas ou ambientes de trabalho, situação de desrespeito ou discriminação quanto ao gênero, raça/etnia ou sexualidade; as respostas desta questão são objetos de análise deste artigo. Como resultado, revela-se, a partir da vivência das/os cursistas, a importância do GDE como instrumento na formação para os/as docentes, que a cada dia mais reconhecem as diversas situações de preconceitos e discriminações em relação ao gênero, à sexualidade, à diversidade sexual e às relações étnico/raciais que perpassam o ambiente escolar e sentem a necessidade de enfrentamento dessas questões.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6198
_version_ 1805295693202456576
score 10,814766