Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa feita junto a cursistas da edição 2013/2014 do curso de formação de professores/as “Gênero e Diversidade na Escola” (GDE), ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) por meio do Núcleo de Gênero e Tecnologia (Ge...
Principais autores: | Daniella de Almeida, Kaciane, Bueno de Freitas, Lucas, Stancki da Luz, Nanci |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6198 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6198 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-61982019-07-04T14:01:56Z Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE Daniella de Almeida, Kaciane Bueno de Freitas, Lucas Stancki da Luz, Nanci Gênero e diversidade na escola; Formação de profissionais da educação; Curso de extensão na UTFPR. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa feita junto a cursistas da edição 2013/2014 do curso de formação de professores/as “Gênero e Diversidade na Escola” (GDE), ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) por meio do Núcleo de Gênero e Tecnologia (GeTec), do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Foi questionado às/aos cursistas se elas/es observavam, em suas respectivas escolas ou ambientes de trabalho, situação de desrespeito ou discriminação quanto ao gênero, raça/etnia ou sexualidade; as respostas desta questão são objetos de análise deste artigo. Como resultado, revela-se, a partir da vivência das/os cursistas, a importância do GDE como instrumento na formação para os/as docentes, que a cada dia mais reconhecem as diversas situações de preconceitos e discriminações em relação ao gênero, à sexualidade, à diversidade sexual e às relações étnico/raciais que perpassam o ambiente escolar e sentem a necessidade de enfrentamento dessas questões. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6198 10.3895/cgt.v9n34.6198 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 9, n. 34 (2016); 3-22 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v9n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6198/3849 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Daniella de Almeida, Kaciane Bueno de Freitas, Lucas Stancki da Luz, Nanci |
spellingShingle |
Daniella de Almeida, Kaciane Bueno de Freitas, Lucas Stancki da Luz, Nanci Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE |
author_sort |
Daniella de Almeida, Kaciane |
title |
Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE |
title_short |
Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE |
title_full |
Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE |
title_fullStr |
Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE |
title_full_unstemmed |
Preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do GDE |
title_sort |
preconceito e discriminação: a vivência de cursistas do gde |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa feita junto a cursistas da edição 2013/2014 do curso de formação de professores/as “Gênero e Diversidade na Escola” (GDE), ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) por meio do Núcleo de Gênero e Tecnologia (GeTec), do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE). Foi questionado às/aos cursistas se elas/es observavam, em suas respectivas escolas ou ambientes de trabalho, situação de desrespeito ou discriminação quanto ao gênero, raça/etnia ou sexualidade; as respostas desta questão são objetos de análise deste artigo. Como resultado, revela-se, a partir da vivência das/os cursistas, a importância do GDE como instrumento na formação para os/as docentes, que a cada dia mais reconhecem as diversas situações de preconceitos e discriminações em relação ao gênero, à sexualidade, à diversidade sexual e às relações étnico/raciais que perpassam o ambiente escolar e sentem a necessidade de enfrentamento dessas questões. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6198 |
_version_ |
1805295693202456576 |
score |
10,814766 |