Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras
Este artigo resulta de um estudo que objetivou evidenciar, em memoriais de formação de estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia, a relação entre o ser mulher e o exercício da prática docente. Foram pesquisadas, em cento e vinte e um memoriais de estudantes de sete municípios baianos, refe...
Principais autores: | Sanjuan de Souza, Fernanda, Cristina Pereira Carvalho Fagundes, Tereza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6199 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6199 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-61992019-07-04T14:03:10Z Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras Sanjuan de Souza, Fernanda Cristina Pereira Carvalho Fagundes, Tereza Memória; Gênero; Prática docente. Este artigo resulta de um estudo que objetivou evidenciar, em memoriais de formação de estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia, a relação entre o ser mulher e o exercício da prática docente. Foram pesquisadas, em cento e vinte e um memoriais de estudantes de sete municípios baianos, referências a educadoras marcantes em suas histórias de vida, ancoradas nas Epistemologias Feministas que contemplam a valorização das vozes femininas na construção e reconstrução de suas vidas, bem como a subjetividade como base para o entendimento da prática docente. Com a análise de conteúdo processada foi possível evidenciar três categorias de narrativas: referência analítica - quando a menção apareceu seguida por uma tentativa de análise dos métodos e tendências pedagógicas da professora em questão; simples menção a métodos e tendências pedagógicas - quando a educadora mencionada foi sumariamente caracterizada por alguma atividade que desempenhava, porém sem preocupação analítica e apresentação breve - quando nada relevante acerca da prática pedagógica foi referido. Tais resultados apontam para a necessidade de se repensar a orientações para construção de memoriais de formação para minimizar a ênfase em práticas pedagógicas não reflexivas e críticas que tendem a associar os saberes da docência a ideias do senso comum e a entender as práticas pedagógicas como um conjunto de técnicas não reveladoras de intenções sociais, políticas e culturais mais do que seu significativo papel na formação de educadoras num curso como o de Pedagogia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6199 10.3895/cgt.v9n34.6199 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 9, n. 34 (2016); 23-40 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v9n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6199/3850 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Sanjuan de Souza, Fernanda Cristina Pereira Carvalho Fagundes, Tereza |
spellingShingle |
Sanjuan de Souza, Fernanda Cristina Pereira Carvalho Fagundes, Tereza Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras |
author_sort |
Sanjuan de Souza, Fernanda |
title |
Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras |
title_short |
Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras |
title_full |
Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras |
title_fullStr |
Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras |
title_full_unstemmed |
Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras |
title_sort |
memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras |
description |
Este artigo resulta de um estudo que objetivou evidenciar, em memoriais de formação de estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia, a relação entre o ser mulher e o exercício da prática docente. Foram pesquisadas, em cento e vinte e um memoriais de estudantes de sete municípios baianos, referências a educadoras marcantes em suas histórias de vida, ancoradas nas Epistemologias Feministas que contemplam a valorização das vozes femininas na construção e reconstrução de suas vidas, bem como a subjetividade como base para o entendimento da prática docente. Com a análise de conteúdo processada foi possível evidenciar três categorias de narrativas: referência analítica - quando a menção apareceu seguida por uma tentativa de análise dos métodos e tendências pedagógicas da professora em questão; simples menção a métodos e tendências pedagógicas - quando a educadora mencionada foi sumariamente caracterizada por alguma atividade que desempenhava, porém sem preocupação analítica e apresentação breve - quando nada relevante acerca da prática pedagógica foi referido. Tais resultados apontam para a necessidade de se repensar a orientações para construção de memoriais de formação para minimizar a ênfase em práticas pedagógicas não reflexivas e críticas que tendem a associar os saberes da docência a ideias do senso comum e a entender as práticas pedagógicas como um conjunto de técnicas não reveladoras de intenções sociais, políticas e culturais mais do que seu significativo papel na formação de educadoras num curso como o de Pedagogia. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6199 |
_version_ |
1805295764543373312 |
score |
10,814766 |