Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras

Este artigo resulta de um estudo que objetivou evidenciar, em memoriais de formação de estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia, a relação entre o ser mulher e o exercício da prática docente. Foram pesquisadas, em cento e vinte e um memoriais de estudantes de sete municípios baianos, refe...

ver descrição completa

Principais autores: Sanjuan de Souza, Fernanda, Cristina Pereira Carvalho Fagundes, Tereza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6199
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6199
recordtype ojs
spelling peri-article-61992019-07-04T14:03:10Z Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras Sanjuan de Souza, Fernanda Cristina Pereira Carvalho Fagundes, Tereza Memória; Gênero; Prática docente. Este artigo resulta de um estudo que objetivou evidenciar, em memoriais de formação de estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia, a relação entre o ser mulher e o exercício da prática docente. Foram pesquisadas, em cento e vinte e um memoriais de estudantes de sete municípios baianos, referências a educadoras marcantes em suas histórias de vida, ancoradas nas Epistemologias Feministas que contemplam a valorização das vozes femininas na construção e reconstrução de suas vidas, bem como a subjetividade como base para o entendimento da prática docente. Com a análise de conteúdo processada foi possível evidenciar três categorias de narrativas: referência analítica - quando a menção apareceu seguida por uma tentativa de análise dos métodos e tendências pedagógicas da professora em questão; simples menção a métodos e tendências pedagógicas - quando a educadora mencionada foi sumariamente caracterizada por alguma atividade que desempenhava, porém sem preocupação analítica e apresentação breve - quando nada relevante acerca da prática pedagógica foi referido. Tais resultados apontam para a necessidade de se repensar a orientações para construção de memoriais de formação para minimizar a ênfase em práticas pedagógicas não reflexivas e críticas que tendem a associar os saberes da docência a ideias do senso comum e a entender as práticas pedagógicas como um conjunto de técnicas não reveladoras de intenções sociais, políticas e culturais mais do que seu significativo papel na formação de educadoras num curso como o de Pedagogia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-07-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6199 10.3895/cgt.v9n34.6199 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 9, n. 34 (2016); 23-40 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v9n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6199/3850 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Sanjuan de Souza, Fernanda
Cristina Pereira Carvalho Fagundes, Tereza
spellingShingle Sanjuan de Souza, Fernanda
Cristina Pereira Carvalho Fagundes, Tereza
Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras
author_sort Sanjuan de Souza, Fernanda
title Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras
title_short Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras
title_full Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras
title_fullStr Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras
title_full_unstemmed Memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras
title_sort memória, gênero e prática docente: enlaces e destaques na formação de educadoras
description Este artigo resulta de um estudo que objetivou evidenciar, em memoriais de formação de estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia, a relação entre o ser mulher e o exercício da prática docente. Foram pesquisadas, em cento e vinte e um memoriais de estudantes de sete municípios baianos, referências a educadoras marcantes em suas histórias de vida, ancoradas nas Epistemologias Feministas que contemplam a valorização das vozes femininas na construção e reconstrução de suas vidas, bem como a subjetividade como base para o entendimento da prática docente. Com a análise de conteúdo processada foi possível evidenciar três categorias de narrativas: referência analítica - quando a menção apareceu seguida por uma tentativa de análise dos métodos e tendências pedagógicas da professora em questão; simples menção a métodos e tendências pedagógicas - quando a educadora mencionada foi sumariamente caracterizada por alguma atividade que desempenhava, porém sem preocupação analítica e apresentação breve - quando nada relevante acerca da prática pedagógica foi referido. Tais resultados apontam para a necessidade de se repensar a orientações para construção de memoriais de formação para minimizar a ênfase em práticas pedagógicas não reflexivas e críticas que tendem a associar os saberes da docência a ideias do senso comum e a entender as práticas pedagógicas como um conjunto de técnicas não reveladoras de intenções sociais, políticas e culturais mais do que seu significativo papel na formação de educadoras num curso como o de Pedagogia.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6199
_version_ 1805295764543373312
score 10,814766