A inclusão do aluno cego na educação superior: percepções de professores de um curso de licenciatura em química

Este trabalho tem por objetivo compreender as percepções docentes sobre a inclusão de alunos cegos na Educação Superior. A questão principal de investigação é: de que maneira a inclusão do aluno cego na Educação Superior é percebida por professores de um curso de licenciatura? Essa questão é relevan...

ver descrição completa

Principais autores: Baptistone, Gabriel Ferreira, Mattos Neto, Irau Alcilio, Toyama, Karla Suzi Furutani, Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6718
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6718
recordtype ojs
spelling peri-article-67182022-10-18T23:54:20Z A inclusão do aluno cego na educação superior: percepções de professores de um curso de licenciatura em química Baptistone, Gabriel Ferreira Mattos Neto, Irau Alcilio Toyama, Karla Suzi Furutani Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Tópicos Específicos de Educação, Educação Especial Inclusão; Educação superior; Aluno cego; Licenciatura em química; Docentes. Este trabalho tem por objetivo compreender as percepções docentes sobre a inclusão de alunos cegos na Educação Superior. A questão principal de investigação é: de que maneira a inclusão do aluno cego na Educação Superior é percebida por professores de um curso de licenciatura? Essa questão é relevante, pois a inclusão é a busca de assegurar o direito de todos à educação e os professores são mediadores importantes para a consolidação de uma educação inclusiva, que, por sua vez, precisam estar preparados e receber capacitação para essa atuação pedagógica. Para tanto, emprega a pesquisa de campo na modalidade descritiva, contando com a participação treze docentes de um curso de licenciatura em Química de uma universidade localizada no norte do Paraná. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário analisado em três categorias elencadas a posteriori pela análise de conteúdo. Tem como principais resultados e discussão que 77% (10) dos docentes se sentem despreparados para atender a tal público indicando serem necessárias várias mudanças desde as suas aulas, materiais didáticos e também na infraestrutura da universidade. Além disso, 70% (9) apontaram o quão importante seria ao menos uma capacitação para complementar sua formação, pois assim, poderiam se sentir melhor preparados para ministrar aulas aos alunos cegos que possam ter no futuro. A pesquisa aponta uma contribuição ao campo da inclusão na Educação Superior favorecendo o debate e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID 2017-07-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão pesquisa de campo na modalidade descritiva application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6718 10.3895/actio.v2n1.6718 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 98-121 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 98-121 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6718/4333 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Baptistone, Gabriel Ferreira
Mattos Neto, Irau Alcilio
Toyama, Karla Suzi Furutani
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
spellingShingle Baptistone, Gabriel Ferreira
Mattos Neto, Irau Alcilio
Toyama, Karla Suzi Furutani
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
A inclusão do aluno cego na educação superior: percepções de professores de um curso de licenciatura em química
author_sort Baptistone, Gabriel Ferreira
title A inclusão do aluno cego na educação superior: percepções de professores de um curso de licenciatura em química
title_short A inclusão do aluno cego na educação superior: percepções de professores de um curso de licenciatura em química
title_full A inclusão do aluno cego na educação superior: percepções de professores de um curso de licenciatura em química
title_fullStr A inclusão do aluno cego na educação superior: percepções de professores de um curso de licenciatura em química
title_full_unstemmed A inclusão do aluno cego na educação superior: percepções de professores de um curso de licenciatura em química
title_sort inclusão do aluno cego na educação superior: percepções de professores de um curso de licenciatura em química
description Este trabalho tem por objetivo compreender as percepções docentes sobre a inclusão de alunos cegos na Educação Superior. A questão principal de investigação é: de que maneira a inclusão do aluno cego na Educação Superior é percebida por professores de um curso de licenciatura? Essa questão é relevante, pois a inclusão é a busca de assegurar o direito de todos à educação e os professores são mediadores importantes para a consolidação de uma educação inclusiva, que, por sua vez, precisam estar preparados e receber capacitação para essa atuação pedagógica. Para tanto, emprega a pesquisa de campo na modalidade descritiva, contando com a participação treze docentes de um curso de licenciatura em Química de uma universidade localizada no norte do Paraná. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário analisado em três categorias elencadas a posteriori pela análise de conteúdo. Tem como principais resultados e discussão que 77% (10) dos docentes se sentem despreparados para atender a tal público indicando serem necessárias várias mudanças desde as suas aulas, materiais didáticos e também na infraestrutura da universidade. Além disso, 70% (9) apontaram o quão importante seria ao menos uma capacitação para complementar sua formação, pois assim, poderiam se sentir melhor preparados para ministrar aulas aos alunos cegos que possam ter no futuro. A pesquisa aponta uma contribuição ao campo da inclusão na Educação Superior favorecendo o debate e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6718
_version_ 1805451238574129152
score 10,814766