A química em espaços de educação não formal: uma análise dos museus de ciências da região sul do Brasil

O trabalho analisa as exposições de Química em museus de ciências da região Sul do Brasil, identificando os conceitos químicos contemplados e seus modos de mediação. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo documental, realizando um levantamento dos museus de ciência da região Sul do País,...

ver descrição completa

Principais autores: Colere Frohlich, Fernanda Carolina, da Silva, Camila Silveira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6794
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O trabalho analisa as exposições de Química em museus de ciências da região Sul do Brasil, identificando os conceitos químicos contemplados e seus modos de mediação. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo documental, realizando um levantamento dos museus de ciência da região Sul do País, a partir do Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil (ABCMC, 2015) e do site de cada instituição selecionada. Como metodologia de análise utilizou-se a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Observamos uma baixa quantidade de locais que abordam a Química, e a relação dos conhecimentos químicos com os visitantes é observada em experimentos, que priorizam, na maioria dos locais, o espetáculo. A mediação é basicamente humana, nos espaços que foi possível obter essa informação. Com base na investigação nos sites das instituições, encontramos algumas limitações nos dados registrados.