A química em espaços de educação não formal: uma análise dos museus de ciências da região sul do Brasil

O trabalho analisa as exposições de Química em museus de ciências da região Sul do Brasil, identificando os conceitos químicos contemplados e seus modos de mediação. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo documental, realizando um levantamento dos museus de ciência da região Sul do País,...

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Principais autores: Colere Frohlich, Fernanda Carolina, da Silva, Camila Silveira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6794
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spelling peri-article-67942022-10-18T23:54:16Z A química em espaços de educação não formal: uma análise dos museus de ciências da região sul do Brasil Colere Frohlich, Fernanda Carolina da Silva, Camila Silveira Ensino de Ciências Museus de ciências; Conhecimento químico; Região sul do Brasil O trabalho analisa as exposições de Química em museus de ciências da região Sul do Brasil, identificando os conceitos químicos contemplados e seus modos de mediação. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo documental, realizando um levantamento dos museus de ciência da região Sul do País, a partir do Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil (ABCMC, 2015) e do site de cada instituição selecionada. Como metodologia de análise utilizou-se a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). Observamos uma baixa quantidade de locais que abordam a Química, e a relação dos conhecimentos químicos com os visitantes é observada em experimentos, que priorizam, na maioria dos locais, o espetáculo. A mediação é basicamente humana, nos espaços que foi possível obter essa informação. Com base na investigação nos sites das instituições, encontramos algumas limitações nos dados registrados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6794 10.3895/actio.v2n2.6794 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 177-192 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 177-192 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6794/4457 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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