Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química

O presente artigo teve como objetivo analisar e discutir a proposta de formação inicial de professores de Química por meio da análise do PPC de um curso de licenciatura em Química de uma universidade pública federal. Para a constituição dos dados, foram analisadas a grade curricular do curso e as di...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira, Thaís Andressa Lopes de, Alves, Fernanda Iassenck de Matos, Almeida, Mônica Patrícia de, Domingues, Fernanda Alves, Oliveira, André Luis
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6798
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6798
recordtype ojs
spelling peri-article-67982022-10-18T23:54:17Z Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química Oliveira, Thaís Andressa Lopes de Alves, Fernanda Iassenck de Matos Almeida, Mônica Patrícia de Domingues, Fernanda Alves Oliveira, André Luis Educação, Ensino-Aprendizagem Currículo; Formação Inicial de Professores; PPC; Licenciatura em Química; Ensino de Química O presente artigo teve como objetivo analisar e discutir a proposta de formação inicial de professores de Química por meio da análise do PPC de um curso de licenciatura em Química de uma universidade pública federal. Para a constituição dos dados, foram analisadas a grade curricular do curso e as disciplinas que compõem o seu núcleo didático, tendo como aporte teórico autores que discorrem sobre formação de professores e a importância da análise dos currículos de cursos de licenciatura. Por meio das análises, observou-se que apesar de possuir disciplinas pedagógicas desde o 1º período, o curso ainda tem sua estrutura voltada para a área específica. Constatamos, a necessidade de que os cursos de licenciatura, de um modo geral, tenham como sua base principal a formação de professores, de forma que os licenciandos possam participar ativamente do seu processo formativo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6798 10.3895/actio.v2n2.6798 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 137-158 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 137-158 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6798/4453 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Oliveira, Thaís Andressa Lopes de
Alves, Fernanda Iassenck de Matos
Almeida, Mônica Patrícia de
Domingues, Fernanda Alves
Oliveira, André Luis
spellingShingle Oliveira, Thaís Andressa Lopes de
Alves, Fernanda Iassenck de Matos
Almeida, Mônica Patrícia de
Domingues, Fernanda Alves
Oliveira, André Luis
Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química
author_sort Oliveira, Thaís Andressa Lopes de
title Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química
title_short Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química
title_full Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química
title_fullStr Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química
title_full_unstemmed Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química
title_sort formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química
description O presente artigo teve como objetivo analisar e discutir a proposta de formação inicial de professores de Química por meio da análise do PPC de um curso de licenciatura em Química de uma universidade pública federal. Para a constituição dos dados, foram analisadas a grade curricular do curso e as disciplinas que compõem o seu núcleo didático, tendo como aporte teórico autores que discorrem sobre formação de professores e a importância da análise dos currículos de cursos de licenciatura. Por meio das análises, observou-se que apesar de possuir disciplinas pedagógicas desde o 1º período, o curso ainda tem sua estrutura voltada para a área específica. Constatamos, a necessidade de que os cursos de licenciatura, de um modo geral, tenham como sua base principal a formação de professores, de forma que os licenciandos possam participar ativamente do seu processo formativo.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6798
_version_ 1805451139610574848
score 10,814766