Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química
O presente artigo teve como objetivo analisar e discutir a proposta de formação inicial de professores de Química por meio da análise do PPC de um curso de licenciatura em Química de uma universidade pública federal. Para a constituição dos dados, foram analisadas a grade curricular do curso e as di...
Principais autores: | Oliveira, Thaís Andressa Lopes de, Alves, Fernanda Iassenck de Matos, Almeida, Mônica Patrícia de, Domingues, Fernanda Alves, Oliveira, André Luis |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6798 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6798 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-67982022-10-18T23:54:17Z Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química Oliveira, Thaís Andressa Lopes de Alves, Fernanda Iassenck de Matos Almeida, Mônica Patrícia de Domingues, Fernanda Alves Oliveira, André Luis Educação, Ensino-Aprendizagem Currículo; Formação Inicial de Professores; PPC; Licenciatura em Química; Ensino de Química O presente artigo teve como objetivo analisar e discutir a proposta de formação inicial de professores de Química por meio da análise do PPC de um curso de licenciatura em Química de uma universidade pública federal. Para a constituição dos dados, foram analisadas a grade curricular do curso e as disciplinas que compõem o seu núcleo didático, tendo como aporte teórico autores que discorrem sobre formação de professores e a importância da análise dos currículos de cursos de licenciatura. Por meio das análises, observou-se que apesar de possuir disciplinas pedagógicas desde o 1º período, o curso ainda tem sua estrutura voltada para a área específica. Constatamos, a necessidade de que os cursos de licenciatura, de um modo geral, tenham como sua base principal a formação de professores, de forma que os licenciandos possam participar ativamente do seu processo formativo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-17 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6798 10.3895/actio.v2n2.6798 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 137-158 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 137-158 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6798/4453 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Oliveira, Thaís Andressa Lopes de Alves, Fernanda Iassenck de Matos Almeida, Mônica Patrícia de Domingues, Fernanda Alves Oliveira, André Luis |
spellingShingle |
Oliveira, Thaís Andressa Lopes de Alves, Fernanda Iassenck de Matos Almeida, Mônica Patrícia de Domingues, Fernanda Alves Oliveira, André Luis Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química |
author_sort |
Oliveira, Thaís Andressa Lopes de |
title |
Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química |
title_short |
Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química |
title_full |
Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química |
title_fullStr |
Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química |
title_full_unstemmed |
Formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química |
title_sort |
formação de professores em foco: uma análise curricular de um curso de licenciatura em química |
description |
O presente artigo teve como objetivo analisar e discutir a proposta de formação inicial de professores de Química por meio da análise do PPC de um curso de licenciatura em Química de uma universidade pública federal. Para a constituição dos dados, foram analisadas a grade curricular do curso e as disciplinas que compõem o seu núcleo didático, tendo como aporte teórico autores que discorrem sobre formação de professores e a importância da análise dos currículos de cursos de licenciatura. Por meio das análises, observou-se que apesar de possuir disciplinas pedagógicas desde o 1º período, o curso ainda tem sua estrutura voltada para a área específica. Constatamos, a necessidade de que os cursos de licenciatura, de um modo geral, tenham como sua base principal a formação de professores, de forma que os licenciandos possam participar ativamente do seu processo formativo. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6798 |
_version_ |
1805451139610574848 |
score |
10,814766 |