O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo

O trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino. Invest...

ver descrição completa

Principais autores: Bordin Botke Milani, Camille, Souza, Flávia Dias de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6881
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino. Investigam-se elementos que denotem o desenvolvimento do pensamento teórico do professor de modo a contribuir para a organização de ações de ensino. Na pesquisa de campo a pesquisadora investigou sua própria prática ao elaborar e desenvolver situações de ensino em uma escola municipal de Curitiba com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizou-se de um processo sistemático de registro de dados por meio da produção de um diário reflexivo, além de registros audiovisuais e escritos das atividades desenvolvidas com os estudantes. A análise se deu por meio da organização de episódios e cenas que buscam revelar indícios do movimento formativo da professora principiante. Os resultados denotam o desenvolvimento do pensamento teórico para a docência e como a investigação da própria prática contribuiu para o desenvolvimento profissional da professora principiante. Revela-se mudança de sentido da professora acerca de elementos necessários à atividade pedagógica.