O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo
O trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino. Invest...
Principais autores: | Bordin Botke Milani, Camille, Souza, Flávia Dias de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6881 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino. Investigam-se elementos que denotem o desenvolvimento do pensamento teórico do professor de modo a contribuir para a organização de ações de ensino. Na pesquisa de campo a pesquisadora investigou sua própria prática ao elaborar e desenvolver situações de ensino em uma escola municipal de Curitiba com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizou-se de um processo sistemático de registro de dados por meio da produção de um diário reflexivo, além de registros audiovisuais e escritos das atividades desenvolvidas com os estudantes. A análise se deu por meio da organização de episódios e cenas que buscam revelar indícios do movimento formativo da professora principiante. Os resultados denotam o desenvolvimento do pensamento teórico para a docência e como a investigação da própria prática contribuiu para o desenvolvimento profissional da professora principiante. Revela-se mudança de sentido da professora acerca de elementos necessários à atividade pedagógica. |
---|