O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo
O trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino. Invest...
Principais autores: | Bordin Botke Milani, Camille, Souza, Flávia Dias de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6881 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6881 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-68812018-12-12T12:33:33Z O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo Bordin Botke Milani, Camille Souza, Flávia Dias de Educação / Educação Matemática Teoria histórico-cultural; Atividade pedagógica; Professor principiante; Investigação da própria prática O trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino. Investigam-se elementos que denotem o desenvolvimento do pensamento teórico do professor de modo a contribuir para a organização de ações de ensino. Na pesquisa de campo a pesquisadora investigou sua própria prática ao elaborar e desenvolver situações de ensino em uma escola municipal de Curitiba com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizou-se de um processo sistemático de registro de dados por meio da produção de um diário reflexivo, além de registros audiovisuais e escritos das atividades desenvolvidas com os estudantes. A análise se deu por meio da organização de episódios e cenas que buscam revelar indícios do movimento formativo da professora principiante. Os resultados denotam o desenvolvimento do pensamento teórico para a docência e como a investigação da própria prática contribuiu para o desenvolvimento profissional da professora principiante. Revela-se mudança de sentido da professora acerca de elementos necessários à atividade pedagógica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6881 10.3895/rtr.v2n1.6881 Revista Transmutare; v. 2, n. 1 (2017) 2525-6475 10.3895/rtr.v2n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6881/4529 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Bordin Botke Milani, Camille Souza, Flávia Dias de |
spellingShingle |
Bordin Botke Milani, Camille Souza, Flávia Dias de O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo |
author_sort |
Bordin Botke Milani, Camille |
title |
O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo |
title_short |
O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo |
title_full |
O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo |
title_fullStr |
O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo |
title_sort |
o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de matemática no processo educativo |
description |
O trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento do pensamento teórico de uma professora principiante de Matemática em atividade de ensino. Abordam-se princípios da organização do ensino na perspectiva da Teoria da Atividade, com vistas à elaboração de atividades orientadoras de ensino. Investigam-se elementos que denotem o desenvolvimento do pensamento teórico do professor de modo a contribuir para a organização de ações de ensino. Na pesquisa de campo a pesquisadora investigou sua própria prática ao elaborar e desenvolver situações de ensino em uma escola municipal de Curitiba com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Utilizou-se de um processo sistemático de registro de dados por meio da produção de um diário reflexivo, além de registros audiovisuais e escritos das atividades desenvolvidas com os estudantes. A análise se deu por meio da organização de episódios e cenas que buscam revelar indícios do movimento formativo da professora principiante. Os resultados denotam o desenvolvimento do pensamento teórico para a docência e como a investigação da própria prática contribuiu para o desenvolvimento profissional da professora principiante. Revela-se mudança de sentido da professora acerca de elementos necessários à atividade pedagógica. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/6881 |
_version_ |
1805294219803230208 |
score |
10,819481 |