Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações
O texto divulga resultados de uma atividade desenvolvida para qualificar a formação inicial de professores de química, objetivando apresentar os impactos das Rodas de Conversa virtuais na formação inicial destes professores, possibilitando a emersão do sentimento docente sobre a própria prática peda...
Principais autores: | Bedin, Everton, Del Pino, José Claudio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7327 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7327 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-73272022-09-29T18:40:43Z Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações Teacher feeling about pedagogical practice: reflections and evaluations Bedin, Everton Del Pino, José Claudio Educação; Formação Docente Formação Docente; Situação de Estudo; Rodas de Conversa. Teacher formation; Study situation; Circles of conversations O texto divulga resultados de uma atividade desenvolvida para qualificar a formação inicial de professores de química, objetivando apresentar os impactos das Rodas de Conversa virtuais na formação inicial destes professores, possibilitando a emersão do sentimento docente sobre a própria prática pedagógica. Os dados coletados virtualmente nas Rodas de Conversa foram analisados de forma quali-quantitativa via Análise de Conteúdos e Teoria de Grafo. Os resultados são suficientes para romper com a resistência dentro dos cursos de formação de professores quando se cogita a possibilidade de desenvolver ações de extensão que favoreçam a sistematização das competências e habilidades dos futuros professores para criar, aperfeiçoar e aplicar metodologias de ensino. The text divulges results of an activity developed to qualify the initial formation of professors of chemistry objectifying the impacts of the virtual Circles of Conversations in the initial formation of these teachers, making possible the emersion of teacher feeling about the pedagogical practice itself. The data collected virtually on the Circles of Conversations were qualitatively and quantitatively analyzed through Content Analysis and Graph Theory. The results are sufficient to break with the resistance within teacher training courses when it is a possibility of the to develop extension actions that favor a systematization of the skills and abilities of future teachers to create, improve and apply teaching methodologies. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7327 10.3895/rbect.v12n2.7327 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7327/pdf Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Bedin, Everton Del Pino, José Claudio |
spellingShingle |
Bedin, Everton Del Pino, José Claudio Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações |
author_sort |
Bedin, Everton |
title |
Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações |
title_short |
Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações |
title_full |
Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações |
title_fullStr |
Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações |
title_full_unstemmed |
Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações |
title_sort |
sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações |
description |
O texto divulga resultados de uma atividade desenvolvida para qualificar a formação inicial de professores de química, objetivando apresentar os impactos das Rodas de Conversa virtuais na formação inicial destes professores, possibilitando a emersão do sentimento docente sobre a própria prática pedagógica. Os dados coletados virtualmente nas Rodas de Conversa foram analisados de forma quali-quantitativa via Análise de Conteúdos e Teoria de Grafo. Os resultados são suficientes para romper com a resistência dentro dos cursos de formação de professores quando se cogita a possibilidade de desenvolver ações de extensão que favoreçam a sistematização das competências e habilidades dos futuros professores para criar, aperfeiçoar e aplicar metodologias de ensino. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7327 |
_version_ |
1805368364712853504 |
score |
10,814766 |