Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações

O texto divulga resultados de uma atividade desenvolvida para qualificar a formação inicial de professores de química, objetivando apresentar os impactos das Rodas de Conversa virtuais na formação inicial destes professores, possibilitando a emersão do sentimento docente sobre a própria prática peda...

ver descrição completa

Principais autores: Bedin, Everton, Del Pino, José Claudio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7327
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7327
recordtype ojs
spelling peri-article-73272022-09-29T18:40:43Z Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações Teacher feeling about pedagogical practice: reflections and evaluations Bedin, Everton Del Pino, José Claudio Educação; Formação Docente Formação Docente; Situação de Estudo; Rodas de Conversa. Teacher formation; Study situation; Circles of conversations O texto divulga resultados de uma atividade desenvolvida para qualificar a formação inicial de professores de química, objetivando apresentar os impactos das Rodas de Conversa virtuais na formação inicial destes professores, possibilitando a emersão do sentimento docente sobre a própria prática pedagógica. Os dados coletados virtualmente nas Rodas de Conversa foram analisados de forma quali-quantitativa via Análise de Conteúdos e Teoria de Grafo. Os resultados são suficientes para romper com a resistência dentro dos cursos de formação de professores quando se cogita a possibilidade de desenvolver ações de extensão que favoreçam a sistematização das competências e habilidades dos futuros professores para criar, aperfeiçoar e aplicar metodologias de ensino. The text divulges results of an activity developed to qualify the initial formation of professors of chemistry objectifying the impacts of the virtual Circles of Conversations in the initial formation of these teachers, making possible the emersion of teacher feeling about the pedagogical practice itself. The data collected virtually on the Circles of Conversations were qualitatively and quantitatively analyzed through Content Analysis and Graph Theory. The results are sufficient to break with the resistance within teacher training courses when it is a possibility of the to develop extension actions that favor a systematization of the skills and abilities of future teachers to create, improve and apply teaching methodologies. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7327 10.3895/rbect.v12n2.7327 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7327/pdf Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Bedin, Everton
Del Pino, José Claudio
spellingShingle Bedin, Everton
Del Pino, José Claudio
Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações
author_sort Bedin, Everton
title Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações
title_short Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações
title_full Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações
title_fullStr Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações
title_full_unstemmed Sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações
title_sort sentimento docente sobre a prática pedagógica: reflexões e avaliações
description O texto divulga resultados de uma atividade desenvolvida para qualificar a formação inicial de professores de química, objetivando apresentar os impactos das Rodas de Conversa virtuais na formação inicial destes professores, possibilitando a emersão do sentimento docente sobre a própria prática pedagógica. Os dados coletados virtualmente nas Rodas de Conversa foram analisados de forma quali-quantitativa via Análise de Conteúdos e Teoria de Grafo. Os resultados são suficientes para romper com a resistência dentro dos cursos de formação de professores quando se cogita a possibilidade de desenvolver ações de extensão que favoreçam a sistematização das competências e habilidades dos futuros professores para criar, aperfeiçoar e aplicar metodologias de ensino.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7327
_version_ 1805368364712853504
score 10,814766