As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?
Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa, a qual objetivouconhecer o lócus das mulheres docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - CampusCuritiba. O corpo docente do Campus constitui-se por duzentos e vinte e cincoservidores/as, disto cento e sete são mulheres e...
Principais autores: | Incerti, Tânia Gracieli Vega, Carvalho, Ana Maria de, Casagrande, Lindamir Salete |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/7410 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa, a qual objetivouconhecer o lócus das mulheres docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - CampusCuritiba. O corpo docente do Campus constitui-se por duzentos e vinte e cincoservidores/as, disto cento e sete são mulheres e cento e dezoito são homens. Aoanalisarmos esses números observamos inicialmente que não há uma prevalência no quese refere às relações de gênero, entretanto cabe investigar em que áreas elas e eles estãoatuando. A pesquisa foi feita a partir da coleta de dados documentais/institucionais, queao se ter em mãos os resultados, para além da disposição em gráficos, necessariamentenos leva a muitas reflexões que denotam uma análise qualitativa. Acreditamos, por fim, queos resultados desta pesquisa podem nos levar a refletir sobre a inserção da mulher naCiência e Tecnologia, visto que o espaço sócio ocupacional pesquisado é um local deeducação formal, com vistas à ciência e ao desenvolvimento de tecnologias. |
---|