As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?

Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa, a qual objetivouconhecer o lócus das mulheres docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - CampusCuritiba. O corpo docente do Campus constitui-se por duzentos e vinte e cincoservidores/as, disto cento e sete são mulheres e...

ver descrição completa

Principais autores: Incerti, Tânia Gracieli Vega, Carvalho, Ana Maria de, Casagrande, Lindamir Salete
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/7410
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7410
recordtype ojs
spelling peri-article-74102019-07-04T13:55:57Z As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos? Incerti, Tânia Gracieli Vega Carvalho, Ana Maria de Casagrande, Lindamir Salete Docentes; Educação profissional e tecnológica; Espaço ocupacional. Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa, a qual objetivouconhecer o lócus das mulheres docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - CampusCuritiba. O corpo docente do Campus constitui-se por duzentos e vinte e cincoservidores/as, disto cento e sete são mulheres e cento e dezoito são homens. Aoanalisarmos esses números observamos inicialmente que não há uma prevalência no quese refere às relações de gênero, entretanto cabe investigar em que áreas elas e eles estãoatuando. A pesquisa foi feita a partir da coleta de dados documentais/institucionais, queao se ter em mãos os resultados, para além da disposição em gráficos, necessariamentenos leva a muitas reflexões que denotam uma análise qualitativa. Acreditamos, por fim, queos resultados desta pesquisa podem nos levar a refletir sobre a inserção da mulher naCiência e Tecnologia, visto que o espaço sócio ocupacional pesquisado é um local deeducação formal, com vistas à ciência e ao desenvolvimento de tecnologias. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-11-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/7410 10.3895/cgt.v10n35.7410 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 10, n. 35 (2017); 40-57 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v10n35 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/7410/4611 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Incerti, Tânia Gracieli Vega
Carvalho, Ana Maria de
Casagrande, Lindamir Salete
spellingShingle Incerti, Tânia Gracieli Vega
Carvalho, Ana Maria de
Casagrande, Lindamir Salete
As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?
author_sort Incerti, Tânia Gracieli Vega
title As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?
title_short As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?
title_full As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?
title_fullStr As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?
title_full_unstemmed As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?
title_sort as mulheres docentes do ifpr e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos?
description Este artigo tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa, a qual objetivouconhecer o lócus das mulheres docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - CampusCuritiba. O corpo docente do Campus constitui-se por duzentos e vinte e cincoservidores/as, disto cento e sete são mulheres e cento e dezoito são homens. Aoanalisarmos esses números observamos inicialmente que não há uma prevalência no quese refere às relações de gênero, entretanto cabe investigar em que áreas elas e eles estãoatuando. A pesquisa foi feita a partir da coleta de dados documentais/institucionais, queao se ter em mãos os resultados, para além da disposição em gráficos, necessariamentenos leva a muitas reflexões que denotam uma análise qualitativa. Acreditamos, por fim, queos resultados desta pesquisa podem nos levar a refletir sobre a inserção da mulher naCiência e Tecnologia, visto que o espaço sócio ocupacional pesquisado é um local deeducação formal, com vistas à ciência e ao desenvolvimento de tecnologias.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/7410
_version_ 1805295766814588928
score 10,814766