A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender

Este artigo tem por objetivo discutir educação inclusiva sob a perspectiva de uma experiência de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais. Para tanto, apresenta princípios derivados de leituras acerca do tema e os toma como ponto de partida para pensar a respeito de uma experiência de aprendizage...

ver descrição completa

Autor principal: Stein, Jorama de Quadros
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7494
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir educação inclusiva sob a perspectiva de uma experiência de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais. Para tanto, apresenta princípios derivados de leituras acerca do tema e os toma como ponto de partida para pensar a respeito de uma experiência de aprendizagem de LIBRAS vivenciada pela autora do texto. Concluímos que a problematização realizada enaltece a necessidade de o educador permitir-se vivenciar a língua e inserir-se na cultura de seu aluno a fim de compreender como o aluno se vê diante da língua e da cultura de forma a tornar-se capaz de intervir mais adequadamente para a integração desse aluno nas vivências escolares.