A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender
Este artigo tem por objetivo discutir educação inclusiva sob a perspectiva de uma experiência de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais. Para tanto, apresenta princípios derivados de leituras acerca do tema e os toma como ponto de partida para pensar a respeito de uma experiência de aprendizage...
Autor principal: | Stein, Jorama de Quadros |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7494 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7494 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-74942019-12-23T19:46:43Z A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender Stein, Jorama de Quadros Linguística Aplicada Educação Inclusiva; Aprendizagem; Ensino; LIBRAS. Este artigo tem por objetivo discutir educação inclusiva sob a perspectiva de uma experiência de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais. Para tanto, apresenta princípios derivados de leituras acerca do tema e os toma como ponto de partida para pensar a respeito de uma experiência de aprendizagem de LIBRAS vivenciada pela autora do texto. Concluímos que a problematização realizada enaltece a necessidade de o educador permitir-se vivenciar a língua e inserir-se na cultura de seu aluno a fim de compreender como o aluno se vê diante da língua e da cultura de forma a tornar-se capaz de intervir mais adequadamente para a integração desse aluno nas vivências escolares. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-12-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7494 10.3895/etr.v2n2.7494 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 2, n. 2 (2018); 148-162 2594-3901 10.3895/etr.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7494/5835 Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Stein, Jorama de Quadros |
spellingShingle |
Stein, Jorama de Quadros A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender |
author_sort |
Stein, Jorama de Quadros |
title |
A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender |
title_short |
A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender |
title_full |
A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender |
title_fullStr |
A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender |
title_full_unstemmed |
A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender |
title_sort |
vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir educação inclusiva sob a perspectiva de uma experiência de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais. Para tanto, apresenta princípios derivados de leituras acerca do tema e os toma como ponto de partida para pensar a respeito de uma experiência de aprendizagem de LIBRAS vivenciada pela autora do texto. Concluímos que a problematização realizada enaltece a necessidade de o educador permitir-se vivenciar a língua e inserir-se na cultura de seu aluno a fim de compreender como o aluno se vê diante da língua e da cultura de forma a tornar-se capaz de intervir mais adequadamente para a integração desse aluno nas vivências escolares. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7494 |
_version_ |
1805451597786906624 |
score |
10,814766 |