A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender

Este artigo tem por objetivo discutir educação inclusiva sob a perspectiva de uma experiência de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais. Para tanto, apresenta princípios derivados de leituras acerca do tema e os toma como ponto de partida para pensar a respeito de uma experiência de aprendizage...

ver descrição completa

Autor principal: Stein, Jorama de Quadros
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7494
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-7494
recordtype ojs
spelling peri-article-74942019-12-23T19:46:43Z A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender Stein, Jorama de Quadros Linguística Aplicada Educação Inclusiva; Aprendizagem; Ensino; LIBRAS. Este artigo tem por objetivo discutir educação inclusiva sob a perspectiva de uma experiência de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais. Para tanto, apresenta princípios derivados de leituras acerca do tema e os toma como ponto de partida para pensar a respeito de uma experiência de aprendizagem de LIBRAS vivenciada pela autora do texto. Concluímos que a problematização realizada enaltece a necessidade de o educador permitir-se vivenciar a língua e inserir-se na cultura de seu aluno a fim de compreender como o aluno se vê diante da língua e da cultura de forma a tornar-se capaz de intervir mais adequadamente para a integração desse aluno nas vivências escolares. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-12-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7494 10.3895/etr.v2n2.7494 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 2, n. 2 (2018); 148-162 2594-3901 10.3895/etr.v2n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7494/5835 Direitos autorais 2018 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Stein, Jorama de Quadros
spellingShingle Stein, Jorama de Quadros
A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender
author_sort Stein, Jorama de Quadros
title A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender
title_short A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender
title_full A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender
title_fullStr A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender
title_full_unstemmed A vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender
title_sort vida ressignificada em sinais: uma reflexão sobre o desafio de ensinar e aprender
description Este artigo tem por objetivo discutir educação inclusiva sob a perspectiva de uma experiência de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais. Para tanto, apresenta princípios derivados de leituras acerca do tema e os toma como ponto de partida para pensar a respeito de uma experiência de aprendizagem de LIBRAS vivenciada pela autora do texto. Concluímos que a problematização realizada enaltece a necessidade de o educador permitir-se vivenciar a língua e inserir-se na cultura de seu aluno a fim de compreender como o aluno se vê diante da língua e da cultura de forma a tornar-se capaz de intervir mais adequadamente para a integração desse aluno nas vivências escolares.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/7494
_version_ 1805451597786906624
score 10,814766