Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências

Evidenciamos neste texto os resultados de uma pesquisa de doutorado, que investigou um processo formativo oferecido aos professores que iniciam na carreira docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, focalizando as estratégias metodológicas para o ensino de Ciências. Nossos objetivos engl...

ver descrição completa

Autor principal: Figueira, Sandro Tiago da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7577
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Evidenciamos neste texto os resultados de uma pesquisa de doutorado, que investigou um processo formativo oferecido aos professores que iniciam na carreira docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, focalizando as estratégias metodológicas para o ensino de Ciências. Nossos objetivos englobaram a identificação das estratégias didáticas para o ensino de Ciências e a percepção dos professores quanto ao processo de aprendizagem da docência, tendo em vista a construção de teses docentes sobre ensino-aprendizagem. O caminho metodológico integrou questionários com questões abertas e entrevistas semiestruturadas. Elaboramos nessa investigação o termo teses docentes, isto é, uma forma reflexiva dos professores se expressarem. Assim sendo, reconhecemos os professores como portadores de conhecimentos fundamentados em suas práticas. A partir da triangulação dos materiais empíricos tecemos nossos resultados clarificando que o tensionamento de reflexões na dinâmica da formação de professores de Ciências poderá favorecer um clima emocional para interação no qual a manifestação das crenças e concepções tornar-se-á a base para refletir, desalojar e provocar formas outras de atuação comprometidas com a realidade.