Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências
Evidenciamos neste texto os resultados de uma pesquisa de doutorado, que investigou um processo formativo oferecido aos professores que iniciam na carreira docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, focalizando as estratégias metodológicas para o ensino de Ciências. Nossos objetivos engl...
Autor principal: | Figueira, Sandro Tiago da Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7577 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7577 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-75772022-10-18T23:53:56Z Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências Teachers’ theses about the process of learning and teaching science Figueira, Sandro Tiago da Silva 7.08.00.00-6 Educação. 7.08.04.00-1 Ensino-aprendizagem Formação de professores; Ensino de Ciências; Professores iniciantes; Teses docentes. Teacher education; Science education; Beginner teachers; Teachers’ theses Evidenciamos neste texto os resultados de uma pesquisa de doutorado, que investigou um processo formativo oferecido aos professores que iniciam na carreira docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, focalizando as estratégias metodológicas para o ensino de Ciências. Nossos objetivos englobaram a identificação das estratégias didáticas para o ensino de Ciências e a percepção dos professores quanto ao processo de aprendizagem da docência, tendo em vista a construção de teses docentes sobre ensino-aprendizagem. O caminho metodológico integrou questionários com questões abertas e entrevistas semiestruturadas. Elaboramos nessa investigação o termo teses docentes, isto é, uma forma reflexiva dos professores se expressarem. Assim sendo, reconhecemos os professores como portadores de conhecimentos fundamentados em suas práticas. A partir da triangulação dos materiais empíricos tecemos nossos resultados clarificando que o tensionamento de reflexões na dinâmica da formação de professores de Ciências poderá favorecer um clima emocional para interação no qual a manifestação das crenças e concepções tornar-se-á a base para refletir, desalojar e provocar formas outras de atuação comprometidas com a realidade. This text shows the results of a doctorate research, which investigated a formative process offered to teachers who start in the teaching career of the municipal of Rio de Janeiro's education, focusing on methodological strategies for the teaching science. Our goals were to identify the didactic strategies for Science Education and teachers ' perception about the teaching-learning process, with a view to the construction of teachers about teaching and learning. The methodological path joined questionnaires with open questions and semi-structured interviews. We elaborated on this investigation the term theses teachers, that is, a form of reflective teachers to express themselves. Therefore, we recognize teachers as bearers of knowledge based on their practices. From the triangulation of empirical materials we weave our results by clarifying that the tensioning of reflections in the dynamics of the formation of science teachers may encourage an emotional climate for interaction in which the manifestation of beliefs and conceptions will become the basis for reflection, dislodge and cause other forms of practice committed to reality. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-04-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Processo de amostragem baseado na rede de informantes application/pdf text/html http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7577 10.3895/actio.v4n1.7577 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 4, n. 1 (2019); 1-25 ACTIO: Docência em Ciências; v. 4, n. 1 (2019); 1-25 2525-8923 10.3895/actio.v4n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7577/6052 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7577/6053 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Figueira, Sandro Tiago da Silva |
spellingShingle |
Figueira, Sandro Tiago da Silva Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências |
author_sort |
Figueira, Sandro Tiago da Silva |
title |
Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências |
title_short |
Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências |
title_full |
Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências |
title_fullStr |
Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências |
title_full_unstemmed |
Teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências |
title_sort |
teses docentes sobre o processo de ensinar e aprender ciências |
description |
Evidenciamos neste texto os resultados de uma pesquisa de doutorado, que investigou um processo formativo oferecido aos professores que iniciam na carreira docente da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, focalizando as estratégias metodológicas para o ensino de Ciências. Nossos objetivos englobaram a identificação das estratégias didáticas para o ensino de Ciências e a percepção dos professores quanto ao processo de aprendizagem da docência, tendo em vista a construção de teses docentes sobre ensino-aprendizagem. O caminho metodológico integrou questionários com questões abertas e entrevistas semiestruturadas. Elaboramos nessa investigação o termo teses docentes, isto é, uma forma reflexiva dos professores se expressarem. Assim sendo, reconhecemos os professores como portadores de conhecimentos fundamentados em suas práticas. A partir da triangulação dos materiais empíricos tecemos nossos resultados clarificando que o tensionamento de reflexões na dinâmica da formação de professores de Ciências poderá favorecer um clima emocional para interação no qual a manifestação das crenças e concepções tornar-se-á a base para refletir, desalojar e provocar formas outras de atuação comprometidas com a realidade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7577 |
_version_ |
1805450581152628736 |
score |
10,814766 |