Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática
Pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática e também provocado reflexões acerca da utilização da Modelagem para compreender situações do cotidiano ou do interesse dos alunos. No presente estudo temos como objetivo...
Principais autores: | Castro, Elida Maiara Velozo de, Veronez, Michele Regiane Dias |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-7782 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-77822022-10-18T23:54:01Z Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática Exploration-research mathematics in early childhood education Castro, Elida Maiara Velozo de Veronez, Michele Regiane Dias 7.07.08.05-3 Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Atividades de modelagem matemática; Fases da Modelagem Matemática; Encaminhamentos. Early Childhood Education; Exploration-investigation; Numerical concept; Geometric notions Pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática e também provocado reflexões acerca da utilização da Modelagem para compreender situações do cotidiano ou do interesse dos alunos. No presente estudo temos como objetivo discutir como diferentes atividades de modelagem matemática podem surgir de um mesmo tema de interesse. Assim, apresentamos os encaminhamentos adotados por dois grupos de alunos, do 8o ano do Ensino Fundamental, destacando a dinâmica proporcionada por atividades de modelagem matemática no contexto das aulas de matemática. Este trabalho segue orientações da abordagem qualitativa uma vez que considera observações em sala de aula, transcrições das gravações em áudio, registros escritos e demais produções dos alunos. Os resultados apontam que, em um ambiente de Modelagem Matemática, uma mesma temática, estudada por grupos distintos, embora possa apresentar alguns aspectos tratados de maneira semelhantes, se diferencia em vários outros aspectos, como, por exemplo, os conceitos matemáticos utilizados no desenvolvimento de cada atividade, trazendo à tona diferentes conhecimentos matemáticos e não matemáticos dos alunos. Mathematical research is a trend in mathematics education, used at different levels of education. This study focused on The Early Childhood Education, four and five years old, of a municipal school in Cascavel-PR. Two tasks with investigative characteristics were applied whose objectives were for the children to understand that in Mathematics there is not a single "way" for solving mathematical situations, that were able to explore diverse possibilities. The tasks applied were created in study meetings by the authors of the paper. At the time of application, the students' previous knowledge was considered. The results were satisfactory. Some students were able to make a one-to-one comparison, perceive regularities, compose and decompose geometric shapes. This process was of great value, providing moments of learning and exchange of experiences, both for the children and for the researchers involved in the construction of the mathematical notions, concepts that should offer conditions for understanding and assimilation of mathematical concepts. The process of analysis of the activities generated two categories, by the observation of the work done by the students and another of the work done by the teacher. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-11-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Dossiê Temático application/pdf text/html http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782 10.3895/actio.v3n3.7782 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 471-488 ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 471-488 2525-8923 10.3895/actio.v3n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782/5771 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782/5772 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Castro, Elida Maiara Velozo de Veronez, Michele Regiane Dias |
spellingShingle |
Castro, Elida Maiara Velozo de Veronez, Michele Regiane Dias Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática |
author_sort |
Castro, Elida Maiara Velozo de |
title |
Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática |
title_short |
Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática |
title_full |
Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática |
title_fullStr |
Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática |
title_full_unstemmed |
Diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática |
title_sort |
diferentes encaminhamentos para um mesmo tema em atividades de modelagem matemática |
description |
Pesquisas sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática têm apresentado contribuições relevantes para o ensino da matemática e também provocado reflexões acerca da utilização da Modelagem para compreender situações do cotidiano ou do interesse dos alunos. No presente estudo temos como objetivo discutir como diferentes atividades de modelagem matemática podem surgir de um mesmo tema de interesse. Assim, apresentamos os encaminhamentos adotados por dois grupos de alunos, do 8o ano do Ensino Fundamental, destacando a dinâmica proporcionada por atividades de modelagem matemática no contexto das aulas de matemática. Este trabalho segue orientações da abordagem qualitativa uma vez que considera observações em sala de aula, transcrições das gravações em áudio, registros escritos e demais produções dos alunos. Os resultados apontam que, em um ambiente de Modelagem Matemática, uma mesma temática, estudada por grupos distintos, embora possa apresentar alguns aspectos tratados de maneira semelhantes, se diferencia em vários outros aspectos, como, por exemplo, os conceitos matemáticos utilizados no desenvolvimento de cada atividade, trazendo à tona diferentes conhecimentos matemáticos e não matemáticos dos alunos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7782 |
_version_ |
1805450727251771392 |
score |
10,814766 |