Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre como a construção de jogos didáticos pode permitir melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos como sujeitos integr...
Principais autores: | Zuanon, Átima Clemente Alves, Diniz, Raphael Hermano Santos, Nascimento, Luiziane Helena do |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2011
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-787 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-7872022-09-29T18:40:36Z Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente Zuanon, Átima Clemente Alves Diniz, Raphael Hermano Santos Nascimento, Luiziane Helena do O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre como a construção de jogos didáticos pode permitir melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos como sujeitos integrantes da prática de ensino, na construção e utilização de recursos didáticos. Participaram desse trabalho alunos da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Buscou-se discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos favorecendo o processo de aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os resultados apontaram a necessidade de diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmaram a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos entenderam que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-02-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787 10.3895/S1982-873X2010000300004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787/606 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Zuanon, Átima Clemente Alves Diniz, Raphael Hermano Santos Nascimento, Luiziane Helena do |
spellingShingle |
Zuanon, Átima Clemente Alves Diniz, Raphael Hermano Santos Nascimento, Luiziane Helena do Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente |
author_sort |
Zuanon, Átima Clemente Alves |
title |
Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente |
title_short |
Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente |
title_full |
Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente |
title_fullStr |
Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente |
title_full_unstemmed |
Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente |
title_sort |
construção de jogos didáticos para o ensino de biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente |
description |
O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre como a construção de jogos didáticos pode permitir melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos como sujeitos integrantes da prática de ensino, na construção e utilização de recursos didáticos. Participaram desse trabalho alunos da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Buscou-se discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos favorecendo o processo de aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os resultados apontaram a necessidade de diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmaram a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos entenderam que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2011 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787 |
_version_ |
1805449108007157760 |
score |
10,814766 |