Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente

O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre como a construção de jogos didáticos pode permitir melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos como sujeitos integr...

ver descrição completa

Principais autores: Zuanon, Átima Clemente Alves, Diniz, Raphael Hermano Santos, Nascimento, Luiziane Helena do
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-787
recordtype ojs
spelling peri-article-7872022-09-29T18:40:36Z Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente Zuanon, Átima Clemente Alves Diniz, Raphael Hermano Santos Nascimento, Luiziane Helena do O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre como a construção de jogos didáticos pode permitir melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos como sujeitos integrantes da prática de ensino, na construção e utilização de recursos didáticos. Participaram desse trabalho alunos da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Buscou-se discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos favorecendo o processo de aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os resultados apontaram a necessidade de diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmaram a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos entenderam que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011-02-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787 10.3895/S1982-873X2010000300004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787/606 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Zuanon, Átima Clemente Alves
Diniz, Raphael Hermano Santos
Nascimento, Luiziane Helena do
spellingShingle Zuanon, Átima Clemente Alves
Diniz, Raphael Hermano Santos
Nascimento, Luiziane Helena do
Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
author_sort Zuanon, Átima Clemente Alves
title Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title_short Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title_full Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title_fullStr Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title_full_unstemmed Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
title_sort construção de jogos didáticos para o ensino de biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente
description O objetivo geral deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre como a construção de jogos didáticos pode permitir melhor apreensão dos conteúdos das unidades Ciclo de vida dos diferentes grupos de vegetais, Divisão celular e Genética, com a participação dos alunos como sujeitos integrantes da prática de ensino, na construção e utilização de recursos didáticos. Participaram desse trabalho alunos da terceira série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. Buscou-se discutir algumas formas de abordagem dos conteúdos favorecendo o processo de aprendizagem na perspectiva da cognição, motivação e da dialogicidade. Os resultados apontaram a necessidade de diversificação de metodologias de ensino e de recursos que propiciem uma maior participação dos alunos no processo ensino aprendizagem e confirmaram a importância da utilização de recursos simples como dispositivos educativos motivacionais. Os sujeitos envolvidos entenderam que participar do processo ensino aprendizagem potencializa a construção do conhecimento científico.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2011
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787
_version_ 1805449108007157760
score 10,814766