Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química

O objetivo desta pesquisa foi buscar informações que promovem uma articulação sólida e contínua entre a Universidade, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEC-PB) e a Escola, no sentido de repensar a Formação Continuada de Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública de João Pessoa...

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Autor principal: Andrade, Carlos Alberto de Carvalho
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2011
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789
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Resumo: O objetivo desta pesquisa foi buscar informações que promovem uma articulação sólida e contínua entre a Universidade, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEC-PB) e a Escola, no sentido de repensar a Formação Continuada de Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública de João Pessoa na Paraíba, de modo a atender as necessidades e expectativas dos professores, visando uma melhoria na prática pedagógica. Foi realizada uma investigação do pensamento docente e do seu comportamento em relação a qualidade da educação no ensino de química com suas práticas educativas e, a partir de então, se evidenciou uma proposta de trabalho, com eixo central na formação continuada de professores de química, que contribua para com a academia no sentido de superar a disciplinaridade e promover a articulação dos conteúdos entre si com o contexto dos escolares sem expressar uma abordagem ingênua e superficial mas que seja um recurso instrucional frutífero para construção e contextualização do conhecimento.