Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a aplicação e avaliação de um Processo elaborado para a implementação da Metodologia Sala de Aula Invertida, também conhecida como “Flipped Classroom”, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa para o Ensino de Mate...
Principais autores: | Honório, Hugo Luiz Gonzaga, Scortegagna, Liamara, David, José Maria Nazar |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8158 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-81582022-09-29T18:40:47Z Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração Process for implementing the flipped classroom methodology with collaboration elements Honório, Hugo Luiz Gonzaga Scortegagna, Liamara David, José Maria Nazar Ciências Exatas e da Terra Sala de Aula Invertida; Colaboração; Aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL); TICs. Flipped classroom; Collaboration; Computer-supported collaborative learning (CSCL); TIC Este artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a aplicação e avaliação de um Processo elaborado para a implementação da Metodologia Sala de Aula Invertida, também conhecida como “Flipped Classroom”, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa para o Ensino de Matemática. Para tanto, tomou-se como bases teóricas os autores, Munhoz (2015) e Bergmann e Sams (2016) em relação ao tema Sala de Aula Invertida, bem como associado ao tema colaboração, os autores Fuks et al. (2002) e Ellis et al. (1991). O Processo foi implementado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e utilizou-se a metodologia de estudo de caso para investigar e analisar o comportamento e as reações dos alunos. Como resultados, foi possível observar que o Processo proposto com suporte à aprendizagem colaborativa na Sala de Aula Invertida pode potencializar a metodologia, permitindo que os alunos criem espaços para refletirem sobre os conteúdos matemáticos estudados, a partir de uma aprendizagem mais autônoma, além de motivá-los aos estudos prévios de modo a enriquecer os encontros presenciais. This article discusses the results of a research whose objective was to investigate the application and evaluation of a Process, aimed to implement Flipped Classroom methodology. This process also aims to support Computer-Supported Collaborative Learning (CSCL) for Mathematics Teaching. For this purpose, the authors, Munhoz (2015) and Bergmann and Sams (2016) regarding the theme of Inverted Classroom, were taken as theoretical bases, as well as associated to the collaboration theme the authors Fuks et al. (2002) and Ellis et al. (1991). The process was implemented in a class of the 9th grade of elementary school and the methodology of case study was used to investigate and analyze the behavior and the reactions of the students. As results, it was possible to highlight that the Process can enhance the methodology use, allowing students to create spaces to reflect upon the studied mathematical contents, towards a more autonomous learning. Moreover, the process can motivate students to perform previous studies in order to enrich the faceto-face meetings. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-12-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158 10.3895/rbect.v12n3.8158 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158/pdf Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Honório, Hugo Luiz Gonzaga Scortegagna, Liamara David, José Maria Nazar |
spellingShingle |
Honório, Hugo Luiz Gonzaga Scortegagna, Liamara David, José Maria Nazar Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração |
author_sort |
Honório, Hugo Luiz Gonzaga |
title |
Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração |
title_short |
Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração |
title_full |
Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração |
title_fullStr |
Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração |
title_full_unstemmed |
Processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração |
title_sort |
processo para implementação da metodologia da sala de aula invertida com elementos de colaboração |
description |
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar a aplicação e avaliação de um Processo elaborado para a implementação da Metodologia Sala de Aula Invertida, também conhecida como “Flipped Classroom”, propiciando suporte à aprendizagem colaborativa para o Ensino de Matemática. Para tanto, tomou-se como bases teóricas os autores, Munhoz (2015) e Bergmann e Sams (2016) em relação ao tema Sala de Aula Invertida, bem como associado ao tema colaboração, os autores Fuks et al. (2002) e Ellis et al. (1991). O Processo foi implementado em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental e utilizou-se a metodologia de estudo de caso para investigar e analisar o comportamento e as reações dos alunos. Como resultados, foi possível observar que o Processo proposto com suporte à aprendizagem colaborativa na Sala de Aula Invertida pode potencializar a metodologia, permitindo que os alunos criem espaços para refletirem sobre os conteúdos matemáticos estudados, a partir de uma aprendizagem mais autônoma, além de motivá-los aos estudos prévios de modo a enriquecer os encontros presenciais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8158 |
_version_ |
1805449007340716032 |
score |
10,814766 |