Aplicação do Google Classroom para implantação do método de sala de aula invertida no ensino médio
O artigo descreve um estudo de caso relacionado à aplicação do google classroom para apoiar a implantação do método de sala de aula invertida em disciplinas do ensino médio. Foram realizadas entrevistas para identificar os pontos positivos e negativos da sua aceitação, inicialmente do ponto de vista...
Principais autores: | Netto, Antonio Valerio, Silva, Maria Izabel Izabel Oliveira da, Pesce, Lucila |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/8285 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O artigo descreve um estudo de caso relacionado à aplicação do google classroom para apoiar a implantação do método de sala de aula invertida em disciplinas do ensino médio. Foram realizadas entrevistas para identificar os pontos positivos e negativos da sua aceitação, inicialmente do ponto de vista dos alunos. Também se buscou compreender a questão do comportamento desses alunos no uso de tablets, notebooks e celulares, como meio para se conectar a este tipo de plataforma. Em paralelo, procurou-se identificar as boas práticas e possíveis indicadores que pudessem demonstrar que o google classroom realmente possa ser eficaz, quando bem aplicado para o aprendizado personalizado. No artigo são apresentadas noções sobre o processo de aprendizado híbrido, sala de aula invertida e personalização do aprendizado, além da própria ferramenta google classroom. Posteriormente, é descrita a metodologia utilizada no trabalho onde são relatadas as experiências em sala de aula e colhidos os resultados do estudo de campo realizados por meio de entrevistas exploratórias com alunos e com as aplicações práticas em uma escola pública de ensino médio. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre este estudo aplicado. |
---|