As tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão

Este artigo tem como objetivo estimular a reflexão sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Ciências a partir da fala de um importante pesquisador dessa área: o professor Marcelo Brito Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A entrev...

ver descrição completa

Principais autores: Borges dos Santos, Matheus Lincoln, Cavichia Atanazio, Alessandra Maria, dos Santos França, Halina, Paranhos, Marcelo, Brito Carneiro Leão, Marcelo, Leite, Alvaro Emilio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8403
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8403
recordtype ojs
spelling peri-article-84032022-10-18T23:54:04Z As tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão The Information and Communication Technologies in Science Teaching: an interview with Professor Marcelo Brito Carneiro Leão Borges dos Santos, Matheus Lincoln Cavichia Atanazio, Alessandra Maria dos Santos França, Halina Paranhos, Marcelo Brito Carneiro Leão, Marcelo Leite, Alvaro Emilio Educação Tecnologia Educacional TIC; Prática docente; Estratégia didática; Ensino de Ciências; ICT; Teaching practice; Teaching strategy; Science teaching Este artigo tem como objetivo estimular a reflexão sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Ciências a partir da fala de um importante pesquisador dessa área: o professor Marcelo Brito Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A entrevista foi concedida durante o evento “Jornadas de Educação em Ciências e Matemática”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) no campus de Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em novembro de 2017. Na ocasião, o professor Marcelo falou sobre sua trajetória profissional, o panorama da utilização das tecnologias de comunicação e informação no contexto pedagógico, o papel do professor nesse processo e algumas estratégias e metodologias de ensino aliadas à tecnologia. O professor destacou que a inserção das TIC em sala de aula não significa a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tampouco a modernização da educação. Independente do recurso a ser utilizado na prática docente, é necessário que se compreenda que a escolha da estratégia didática é o mais importante. Para o uso efetivo de novas tecnologias no ensino de Ciências é necessária a reformulação dos cursos de formação de professores, que precisam preparar os docentes para a mediação do processo de ensino-aprendizagem com o uso das TIC. This text brings an interview with PhD. Marcelo Brito Carneiro Leão during the event "Journeys of Education in Science and Mathematics", held in 2017 by the Postgraduate Studies in Science, Technology and Learning at Federal University of Technology - Paraná (UTFPR). In this interview the teacher discusses about his professional trajectory, the panorama of the use of communication and information technologies in the pedagogical context, the role of the teacher in this process and some teaching strategies and methodologies allied to technology. The teacher highlighted that the insertion of ICT in the classroom does not mean the improvement of the teaching-learning process, nor the modernization of education. Regardless of the resource to be used in teaching practice, it is necessary to understand that the choice of didactic strategy is the most important. For the effective use of new technologies in science teaching, it is necessary to reformulate teacher training courses, which need to prepare teachers to mediate the teaching-learning process with the use of ICT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-11-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista application/pdf text/html http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8403 10.3895/actio.v3n3.8403 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 3 (2018); 214-235 ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 3 (2018); 214-235 2525-8923 10.3895/actio.v3n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8403/5737 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8403/5738 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Borges dos Santos, Matheus Lincoln
Cavichia Atanazio, Alessandra Maria
dos Santos França, Halina
Paranhos, Marcelo
Brito Carneiro Leão, Marcelo
Leite, Alvaro Emilio
spellingShingle Borges dos Santos, Matheus Lincoln
Cavichia Atanazio, Alessandra Maria
dos Santos França, Halina
Paranhos, Marcelo
Brito Carneiro Leão, Marcelo
Leite, Alvaro Emilio
As tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão
author_sort Borges dos Santos, Matheus Lincoln
title As tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão
title_short As tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão
title_full As tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão
title_sort as tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor marcelo brito carneiro leão
description Este artigo tem como objetivo estimular a reflexão sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Ciências a partir da fala de um importante pesquisador dessa área: o professor Marcelo Brito Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A entrevista foi concedida durante o evento “Jornadas de Educação em Ciências e Matemática”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) no campus de Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em novembro de 2017. Na ocasião, o professor Marcelo falou sobre sua trajetória profissional, o panorama da utilização das tecnologias de comunicação e informação no contexto pedagógico, o papel do professor nesse processo e algumas estratégias e metodologias de ensino aliadas à tecnologia. O professor destacou que a inserção das TIC em sala de aula não significa a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tampouco a modernização da educação. Independente do recurso a ser utilizado na prática docente, é necessário que se compreenda que a escolha da estratégia didática é o mais importante. Para o uso efetivo de novas tecnologias no ensino de Ciências é necessária a reformulação dos cursos de formação de professores, que precisam preparar os docentes para a mediação do processo de ensino-aprendizagem com o uso das TIC.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/8403
_version_ 1805451269892997120
score 10,814766