Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender o...
Principais autores: | Cleophas, Maria das Graças, Cunha, Marcia Borin da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender os possíveis efeitos do modelo proposto diante da aprendizagem dos alunos. O modelo foi apresentado a 24 alunos em formação inicial. E, logo após a conclusão da atividade investigativa, foi aplicado um questionário semiestruturado. O conjunto de dados coletados foi analisado com apoio do software NVivo11. Os resultados nos demonstraram que a atividade contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente, que o modelo demonstrou potencial para a promoção de aprendizagem ativa, e que a FoCO facilitou o processo de compreensão cognitiva sobre o problema investigado nesta pesquisa, entre outros resultados. |
---|