Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender o...
Principais autores: | Cleophas, Maria das Graças, Cunha, Marcia Borin da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8409 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-84092022-09-29T18:40:51Z Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação Contributions of scientific photograph observatory (SPO) to research-based teaching Cleophas, Maria das Graças Cunha, Marcia Borin da Ensino-Aprendizagem Atividades Investigativas; Fotografia; Aprendizagem ativa; Educação Científica; Modelo Investigative Activities; Photography; Active learning; Scientific Education; Model O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender os possíveis efeitos do modelo proposto diante da aprendizagem dos alunos. O modelo foi apresentado a 24 alunos em formação inicial. E, logo após a conclusão da atividade investigativa, foi aplicado um questionário semiestruturado. O conjunto de dados coletados foi analisado com apoio do software NVivo11. Os resultados nos demonstraram que a atividade contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente, que o modelo demonstrou potencial para a promoção de aprendizagem ativa, e que a FoCO facilitou o processo de compreensão cognitiva sobre o problema investigado nesta pesquisa, entre outros resultados. This article proposes an Applicational Model for Research-Based Teaching (AMRBT) in science classes – especially Chemistry – using Scientific Photograph Observatory (SPO) as a tool to support research activities. Therefore, this study looks into the possible effects of the model proposed on students’ learning. The model was presented to 24 students at the beginning of their studies and a semi-structured questionnaire was applied right after the research activity was completed. The data set collected was analyzed using NVivo11 software. The results showed that the activity contributed for students to broaden their ways of reading the world scientifically, that the model showed potential to promote active learning, and that SPO facilitated the process of cognitive understanding the problem investigated in the study, among other results. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409 10.3895/rbect.v13n1.8409 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409/pdf Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Cleophas, Maria das Graças Cunha, Marcia Borin da |
spellingShingle |
Cleophas, Maria das Graças Cunha, Marcia Borin da Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação |
author_sort |
Cleophas, Maria das Graças |
title |
Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação |
title_short |
Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação |
title_full |
Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação |
title_fullStr |
Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação |
title_full_unstemmed |
Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação |
title_sort |
contribuições da fotografia científica observatória (foco) para o ensino por investigação |
description |
O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender os possíveis efeitos do modelo proposto diante da aprendizagem dos alunos. O modelo foi apresentado a 24 alunos em formação inicial. E, logo após a conclusão da atividade investigativa, foi aplicado um questionário semiestruturado. O conjunto de dados coletados foi analisado com apoio do software NVivo11. Os resultados nos demonstraram que a atividade contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente, que o modelo demonstrou potencial para a promoção de aprendizagem ativa, e que a FoCO facilitou o processo de compreensão cognitiva sobre o problema investigado nesta pesquisa, entre outros resultados. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2020 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409 |
_version_ |
1805449009341399040 |
score |
10,814766 |