Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação

O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender o...

ver descrição completa

Principais autores: Cleophas, Maria das Graças, Cunha, Marcia Borin da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8409
recordtype ojs
spelling peri-article-84092022-09-29T18:40:51Z Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação Contributions of scientific photograph observatory (SPO) to research-based teaching Cleophas, Maria das Graças Cunha, Marcia Borin da Ensino-Aprendizagem Atividades Investigativas; Fotografia; Aprendizagem ativa; Educação Científica; Modelo Investigative Activities; Photography; Active learning; Scientific Education; Model O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender os possíveis efeitos do modelo proposto diante da aprendizagem dos alunos. O modelo foi apresentado a 24 alunos em formação inicial. E, logo após a conclusão da atividade investigativa, foi aplicado um questionário semiestruturado. O conjunto de dados coletados foi analisado com apoio do software NVivo11.   Os resultados nos demonstraram que a atividade contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente, que o modelo demonstrou potencial para a promoção de aprendizagem ativa, e que a FoCO facilitou o processo de compreensão cognitiva sobre o problema investigado nesta pesquisa, entre outros resultados. This article proposes an Applicational Model for Research-Based Teaching (AMRBT) in science classes – especially Chemistry – using Scientific Photograph Observatory (SPO) as a tool to support research activities. Therefore, this study looks into the possible effects of the model proposed on students’ learning. The model was presented to 24 students at the beginning of their studies and a semi-structured questionnaire was applied right after the research activity was completed. The data set collected was analyzed using NVivo11 software. The results showed that the activity contributed for students to broaden their ways of reading the world scientifically, that the model showed potential to promote active learning, and that SPO facilitated the process of cognitive understanding the problem investigated in the study, among other results. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020-04-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409 10.3895/rbect.v13n1.8409 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409/pdf Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Cleophas, Maria das Graças
Cunha, Marcia Borin da
spellingShingle Cleophas, Maria das Graças
Cunha, Marcia Borin da
Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
author_sort Cleophas, Maria das Graças
title Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
title_short Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
title_full Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
title_fullStr Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
title_full_unstemmed Contribuições da fotografia científica observatória (FoCO) para o ensino por investigação
title_sort contribuições da fotografia científica observatória (foco) para o ensino por investigação
description O presente artigo propõe um Modelo Aplicacional de Ensino por Investigação (MAEI) em aulas de ciências, em especial, de Química, usando a Fotografia Científica Observatória (FoCO) como ferramenta de apoio para as atividades investigativas. Portanto, o objetivo deste estudo consistiu em compreender os possíveis efeitos do modelo proposto diante da aprendizagem dos alunos. O modelo foi apresentado a 24 alunos em formação inicial. E, logo após a conclusão da atividade investigativa, foi aplicado um questionário semiestruturado. O conjunto de dados coletados foi analisado com apoio do software NVivo11.   Os resultados nos demonstraram que a atividade contribuiu para que os alunos ampliassem formas de ler o mundo cientificamente, que o modelo demonstrou potencial para a promoção de aprendizagem ativa, e que a FoCO facilitou o processo de compreensão cognitiva sobre o problema investigado nesta pesquisa, entre outros resultados.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2020
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8409
_version_ 1805449009341399040
score 10,814766