Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo
A qualidade do ensino é medida por indicadores educacionais, os quais fazem parte do processo avaliativo, sendo interessante identificar tendências e a evolução das publicações. O objetivo do presente trabalho é, por essa razão, apresentar indicadores bibliométricos sobre o tema “avaliação da educaç...
Principais autores: | Ribeiro, Kíssila da Conceição, Shimoda, Eduardo, Shimoya, Aldo, Dantier, Rui Manuel Pinto, Batista, Fábio Barbosa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8436 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
A qualidade do ensino é medida por indicadores educacionais, os quais fazem parte do processo avaliativo, sendo interessante identificar tendências e a evolução das publicações. O objetivo do presente trabalho é, por essa razão, apresentar indicadores bibliométricos sobre o tema “avaliação da educação”. Para tal, foi realizado um levantamento, na base Scopus, para identificação dos principais autores, instituições, periódicos e áreas que mais publicam a respeito do tema. O número de artigos vem crescendo gradualmente, sendo os Estados Unidos o pesquisador de maior destaque nessa área. Verificou-se ainda que o Brasil também tem apresentado um crescimento gradual, considerando-se principalmente os últimos anos. Apesar do aumento quantitativo no número de publicações de brasileiros, não se tem demonstrado eficácia nos indicadores de qualidade da educação, fato que merece discussão. Espera-se, portanto, que este trabalho traga reflexões, discussões e fomento sobre a avaliação da educação no Brasil e, consequentemente, sua qualidade. |
---|