Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo
A qualidade do ensino é medida por indicadores educacionais, os quais fazem parte do processo avaliativo, sendo interessante identificar tendências e a evolução das publicações. O objetivo do presente trabalho é, por essa razão, apresentar indicadores bibliométricos sobre o tema “avaliação da educaç...
Principais autores: | Ribeiro, Kíssila da Conceição, Shimoda, Eduardo, Shimoya, Aldo, Dantier, Rui Manuel Pinto, Batista, Fábio Barbosa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8436 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8436 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-84362019-08-29T19:36:32Z Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo Ribeiro, Kíssila da Conceição Shimoda, Eduardo Shimoya, Aldo Dantier, Rui Manuel Pinto Batista, Fábio Barbosa CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Bibliometria; Avaliação da Educação; Indicador A qualidade do ensino é medida por indicadores educacionais, os quais fazem parte do processo avaliativo, sendo interessante identificar tendências e a evolução das publicações. O objetivo do presente trabalho é, por essa razão, apresentar indicadores bibliométricos sobre o tema “avaliação da educação”. Para tal, foi realizado um levantamento, na base Scopus, para identificação dos principais autores, instituições, periódicos e áreas que mais publicam a respeito do tema. O número de artigos vem crescendo gradualmente, sendo os Estados Unidos o pesquisador de maior destaque nessa área. Verificou-se ainda que o Brasil também tem apresentado um crescimento gradual, considerando-se principalmente os últimos anos. Apesar do aumento quantitativo no número de publicações de brasileiros, não se tem demonstrado eficácia nos indicadores de qualidade da educação, fato que merece discussão. Espera-se, portanto, que este trabalho traga reflexões, discussões e fomento sobre a avaliação da educação no Brasil e, consequentemente, sua qualidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-07-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8436 10.3895/rts.v15n37.8436 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v15n37 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8436/6310 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Ribeiro, Kíssila da Conceição Shimoda, Eduardo Shimoya, Aldo Dantier, Rui Manuel Pinto Batista, Fábio Barbosa |
spellingShingle |
Ribeiro, Kíssila da Conceição Shimoda, Eduardo Shimoya, Aldo Dantier, Rui Manuel Pinto Batista, Fábio Barbosa Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo |
author_sort |
Ribeiro, Kíssila da Conceição |
title |
Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo |
title_short |
Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo |
title_full |
Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo |
title_fullStr |
Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo |
title_full_unstemmed |
Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo |
title_sort |
indicadores bibliométricos na base scopus sobre o tema “avaliação da educação” no brasil e no mundo |
description |
A qualidade do ensino é medida por indicadores educacionais, os quais fazem parte do processo avaliativo, sendo interessante identificar tendências e a evolução das publicações. O objetivo do presente trabalho é, por essa razão, apresentar indicadores bibliométricos sobre o tema “avaliação da educação”. Para tal, foi realizado um levantamento, na base Scopus, para identificação dos principais autores, instituições, periódicos e áreas que mais publicam a respeito do tema. O número de artigos vem crescendo gradualmente, sendo os Estados Unidos o pesquisador de maior destaque nessa área. Verificou-se ainda que o Brasil também tem apresentado um crescimento gradual, considerando-se principalmente os últimos anos. Apesar do aumento quantitativo no número de publicações de brasileiros, não se tem demonstrado eficácia nos indicadores de qualidade da educação, fato que merece discussão. Espera-se, portanto, que este trabalho traga reflexões, discussões e fomento sobre a avaliação da educação no Brasil e, consequentemente, sua qualidade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8436 |
_version_ |
1805293345942011904 |
score |
10,814766 |