Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo

A qualidade do ensino é medida por indicadores educacionais, os quais fazem parte do processo avaliativo, sendo interessante identificar tendências e a evolução das publicações. O objetivo do presente trabalho é, por essa razão, apresentar indicadores bibliométricos sobre o tema “avaliação da educaç...

ver descrição completa

Principais autores: Ribeiro, Kíssila da Conceição, Shimoda, Eduardo, Shimoya, Aldo, Dantier, Rui Manuel Pinto, Batista, Fábio Barbosa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8436
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8436
recordtype ojs
spelling peri-article-84362019-08-29T19:36:32Z Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo Ribeiro, Kíssila da Conceição Shimoda, Eduardo Shimoya, Aldo Dantier, Rui Manuel Pinto Batista, Fábio Barbosa CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL Bibliometria; Avaliação da Educação; Indicador A qualidade do ensino é medida por indicadores educacionais, os quais fazem parte do processo avaliativo, sendo interessante identificar tendências e a evolução das publicações. O objetivo do presente trabalho é, por essa razão, apresentar indicadores bibliométricos sobre o tema “avaliação da educação”. Para tal, foi realizado um levantamento, na base Scopus, para identificação dos principais autores, instituições, periódicos e áreas que mais publicam a respeito do tema. O número de artigos vem crescendo gradualmente, sendo os Estados Unidos o pesquisador de maior destaque nessa área. Verificou-se ainda que o Brasil também tem apresentado um crescimento gradual, considerando-se principalmente os últimos anos. Apesar do aumento quantitativo no número de publicações de brasileiros, não se tem demonstrado eficácia nos indicadores de qualidade da educação, fato que merece discussão. Espera-se, portanto, que este trabalho traga reflexões, discussões e fomento sobre a avaliação da educação no Brasil e, consequentemente, sua qualidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-07-02 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8436 10.3895/rts.v15n37.8436 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 37 (2019) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v15n37 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8436/6310 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Ribeiro, Kíssila da Conceição
Shimoda, Eduardo
Shimoya, Aldo
Dantier, Rui Manuel Pinto
Batista, Fábio Barbosa
spellingShingle Ribeiro, Kíssila da Conceição
Shimoda, Eduardo
Shimoya, Aldo
Dantier, Rui Manuel Pinto
Batista, Fábio Barbosa
Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo
author_sort Ribeiro, Kíssila da Conceição
title Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo
title_short Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo
title_full Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo
title_fullStr Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo
title_full_unstemmed Indicadores bibliométricos na base Scopus sobre o tema “avaliação da educação” no Brasil e no mundo
title_sort indicadores bibliométricos na base scopus sobre o tema “avaliação da educação” no brasil e no mundo
description A qualidade do ensino é medida por indicadores educacionais, os quais fazem parte do processo avaliativo, sendo interessante identificar tendências e a evolução das publicações. O objetivo do presente trabalho é, por essa razão, apresentar indicadores bibliométricos sobre o tema “avaliação da educação”. Para tal, foi realizado um levantamento, na base Scopus, para identificação dos principais autores, instituições, periódicos e áreas que mais publicam a respeito do tema. O número de artigos vem crescendo gradualmente, sendo os Estados Unidos o pesquisador de maior destaque nessa área. Verificou-se ainda que o Brasil também tem apresentado um crescimento gradual, considerando-se principalmente os últimos anos. Apesar do aumento quantitativo no número de publicações de brasileiros, não se tem demonstrado eficácia nos indicadores de qualidade da educação, fato que merece discussão. Espera-se, portanto, que este trabalho traga reflexões, discussões e fomento sobre a avaliação da educação no Brasil e, consequentemente, sua qualidade.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8436
_version_ 1805293345942011904
score 10,814766