O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização

No desenvolvimento de ideias científicas, a visualização lidera um eixo fundamental na construção do conhecimento, porque a modelagem das ideias e o movimento contínuo dos níveis de representação são comuns para a explicação dos fenômenos naturais. A visualização na ciência considera um problema epi...

ver descrição completa

Principais autores: Merino, Cristian, Bernal, Sergio, Gallardo, Felipe, Cândido, Natalia, Struchiner, Miriam
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8453
recordtype ojs
spelling peri-article-84532020-10-28T19:15:06Z O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização The teaching of the Bohr atomic model in textbooks and a new proposal to promote the visualization through the use of augmented reality Merino, Cristian Bernal, Sergio Gallardo, Felipe Cândido, Natalia Struchiner, Miriam 9.05.00.00-8 sequência; modelagem; visualização; modelo; realidade aumentada Teaching-learning sequence; Modelling; Visualization; Model; Augmented reality No desenvolvimento de ideias científicas, a visualização lidera um eixo fundamental na construção do conhecimento, porque a modelagem das ideias e o movimento contínuo dos níveis de representação são comuns para a explicação dos fenômenos naturais. A visualização na ciência considera um problema epistemológico e ontológico, uma vez que os modelos de representação são usados em recursos para uso público (livros didáticos, televisão, vídeos do YouTube, entre outros) e tendem a mostrar fraquezas em sua construção e organização. Neste artigo, queremos mostrar como os livros escolares apresentam um conteúdo de química e poder oferecer uma sequência de ensino e aprendizagem alternativa com níveis progressivos de visualização apoiados pela tecnologia (Realidade Aumentada), com o objetivo de promover essa capacidade nos estudantes.  In the development of scientific ideas, visualization is a fundamental axis in the construction of knowledge, because the modelling of ideas and the continuous movement of levels of representation are common for the explanation of natural phenomena. The visualization considers an epistemological and ontological problem, because representation models are used in resources for public use (textbooks, television, videos, among others) and tend to show weaknesses in their construction and organization. In this article, we first want to see how textbooks present a content in chemistry, and then offer a sequence of alternative teaching and learning with visualization levels through technological inclusion (augmented reality) in order to promote this capacity in student’s high school. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-07-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453 10.3895/rbect.v11n2.8453 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453/pdf Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Merino, Cristian
Bernal, Sergio
Gallardo, Felipe
Cândido, Natalia
Struchiner, Miriam
spellingShingle Merino, Cristian
Bernal, Sergio
Gallardo, Felipe
Cândido, Natalia
Struchiner, Miriam
O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
author_sort Merino, Cristian
title O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
title_short O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
title_full O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
title_fullStr O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
title_full_unstemmed O ensino do modelo atômico de Borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
title_sort o ensino do modelo atômico de borh em livros texto e uma nova proposta com realidade aumentada para promover a visualização
description No desenvolvimento de ideias científicas, a visualização lidera um eixo fundamental na construção do conhecimento, porque a modelagem das ideias e o movimento contínuo dos níveis de representação são comuns para a explicação dos fenômenos naturais. A visualização na ciência considera um problema epistemológico e ontológico, uma vez que os modelos de representação são usados em recursos para uso público (livros didáticos, televisão, vídeos do YouTube, entre outros) e tendem a mostrar fraquezas em sua construção e organização. Neste artigo, queremos mostrar como os livros escolares apresentam um conteúdo de química e poder oferecer uma sequência de ensino e aprendizagem alternativa com níveis progressivos de visualização apoiados pela tecnologia (Realidade Aumentada), com o objetivo de promover essa capacidade nos estudantes. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8453
_version_ 1805449010371100672
score 10,814766