Um estudo sobre os potenciais formativos de cursos de licenciatura em física do estado de Minas Gerais

Este estudo procurou analisar os cursos de graduação em Física do Estado de Minas Gerais, Brasil, buscando evidenciar o potencial formativo daqueles que oferecem a modalidade licenciatura e, portanto, formam professores de Física. Investigou-se estes cursos em nove instituições, correlacionando conf...

ver descrição completa

Principais autores: Nardi, Roberto, Salemme Corrêa Cortela, Beatriz, Tagliati, José Roberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8472
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-8472
recordtype ojs
spelling peri-article-84722020-10-28T19:25:55Z Um estudo sobre os potenciais formativos de cursos de licenciatura em física do estado de Minas Gerais A study about the training potential of undergraduate courses in physics of the state of Minas Gerais Nardi, Roberto Salemme Corrêa Cortela, Beatriz Tagliati, José Roberto 9.05.00.00-8 ensino de física; formação inicial de professores; currículo Physics teaching; Initial teacher training; Curriculum Este estudo procurou analisar os cursos de graduação em Física do Estado de Minas Gerais, Brasil, buscando evidenciar o potencial formativo daqueles que oferecem a modalidade licenciatura e, portanto, formam professores de Física. Investigou-se estes cursos em nove instituições, correlacionando configurações curriculares e formação docente, buscando evidenciar fatores que pudessem caracterizar melhor o potencial formativo das configurações estudadas. Os dados constituídos foram oriundos da análise dos textos de projetos pedagógicos dos cursos, de entrevistas presenciais realizadas com coordenadores e membros dos colegiados de curso e consultas a documentos da legislação educacional, bem como aportes teóricos afins. Constatações como equívocos de interpretação do que seja a prática como componente curricular, ou ausências nos trabalhos de conclusão de curso de temas relacionados ao ensino, apontam para a manutenção, na maioria dos cursos estudados, de um quadro histórico de influência ou domínio dos bacharelados, ocasionando insuficientes estratégias efetivas de formação dos futuros professores de Física.  This study sought to analyze undergraduate courses in Physics in the State of Minas Gerais, seeking to highlight the training potential of those who offer the graduation modality and, therefore, form Physics teachers. These courses were investigated in nine institutions, correlating curricular configurations and teacher training, seeking to evidence factors that could better characterize the formative potential of the studied configurations. The data consisted of analyzing the texts of pedagogical projects of the courses, of face-to-face interviews conducted with coordinators and members of the collegiate students, and consultations with educational legislation documents, as well as related theoretical contributions. Findings as misunderstandings of interpretation of what is the practice as a curricular component, or absences in the work of conclusion of courses related to teaching, point to the maintenance, in most of the courses studied, of a historical framework of influence or mastery of the baccalaureate, causing insufficient effective training strategies for future physics teachers. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-07-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8472 10.3895/rbect.v11n2.8472 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8472/pdf_1 Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Nardi, Roberto
Salemme Corrêa Cortela, Beatriz
Tagliati, José Roberto
spellingShingle Nardi, Roberto
Salemme Corrêa Cortela, Beatriz
Tagliati, José Roberto
Um estudo sobre os potenciais formativos de cursos de licenciatura em física do estado de Minas Gerais
author_sort Nardi, Roberto
title Um estudo sobre os potenciais formativos de cursos de licenciatura em física do estado de Minas Gerais
title_short Um estudo sobre os potenciais formativos de cursos de licenciatura em física do estado de Minas Gerais
title_full Um estudo sobre os potenciais formativos de cursos de licenciatura em física do estado de Minas Gerais
title_fullStr Um estudo sobre os potenciais formativos de cursos de licenciatura em física do estado de Minas Gerais
title_full_unstemmed Um estudo sobre os potenciais formativos de cursos de licenciatura em física do estado de Minas Gerais
title_sort um estudo sobre os potenciais formativos de cursos de licenciatura em física do estado de minas gerais
description Este estudo procurou analisar os cursos de graduação em Física do Estado de Minas Gerais, Brasil, buscando evidenciar o potencial formativo daqueles que oferecem a modalidade licenciatura e, portanto, formam professores de Física. Investigou-se estes cursos em nove instituições, correlacionando configurações curriculares e formação docente, buscando evidenciar fatores que pudessem caracterizar melhor o potencial formativo das configurações estudadas. Os dados constituídos foram oriundos da análise dos textos de projetos pedagógicos dos cursos, de entrevistas presenciais realizadas com coordenadores e membros dos colegiados de curso e consultas a documentos da legislação educacional, bem como aportes teóricos afins. Constatações como equívocos de interpretação do que seja a prática como componente curricular, ou ausências nos trabalhos de conclusão de curso de temas relacionados ao ensino, apontam para a manutenção, na maioria dos cursos estudados, de um quadro histórico de influência ou domínio dos bacharelados, ocasionando insuficientes estratégias efetivas de formação dos futuros professores de Física. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8472
_version_ 1805368456661434368
score 10,814766