A leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos

Nesta pesquisa, escolhemos como contexto de análise uma escola pública de periferia, em que longe de tecermos críticas a este local, o objetivo é levantar dados sobre como os professores trabalham a leitura em sala de aula, contrastando com a opinião dos alunos. Com base em uma pesquisa interpretati...

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Autor principal: Pereira, Liliane
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8621
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Resumo: Nesta pesquisa, escolhemos como contexto de análise uma escola pública de periferia, em que longe de tecermos críticas a este local, o objetivo é levantar dados sobre como os professores trabalham a leitura em sala de aula, contrastando com a opinião dos alunos. Com base em uma pesquisa interpretativa, este trabalho estrutura-se em duas fases: entrevista com os professores e entrevista com os alunos. Na primeira fase, foram aplicados questionários a 4 professores de Língua Portuguesa de um colégio Estadual X, de periferia, localizado na cidade de Londrina. Já na segunda fase, realizamos a pesquisa com os alunos do Ensino Médio do mesmo colégio. Com base em Chartier (2001), os resultados demonstraram que cabe ao docente a tarefa de orientar leituras. Para isso um passo importante é a reflexão sobre seus próprios hábitos e modos de ler, o que pode ajudar a definir estratégias e recursos de leitura mais adequados para o desenvolvimento dos estudantes.