A leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos
Nesta pesquisa, escolhemos como contexto de análise uma escola pública de periferia, em que longe de tecermos críticas a este local, o objetivo é levantar dados sobre como os professores trabalham a leitura em sala de aula, contrastando com a opinião dos alunos. Com base em uma pesquisa interpretati...
Autor principal: | Pereira, Liliane |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8621 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-8621 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-86212020-10-27T14:49:44Z A leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos Pereira, Liliane Letras; Ensino de Língua Portuguesa Leitura; Escola pública; Linguagem Nesta pesquisa, escolhemos como contexto de análise uma escola pública de periferia, em que longe de tecermos críticas a este local, o objetivo é levantar dados sobre como os professores trabalham a leitura em sala de aula, contrastando com a opinião dos alunos. Com base em uma pesquisa interpretativa, este trabalho estrutura-se em duas fases: entrevista com os professores e entrevista com os alunos. Na primeira fase, foram aplicados questionários a 4 professores de Língua Portuguesa de um colégio Estadual X, de periferia, localizado na cidade de Londrina. Já na segunda fase, realizamos a pesquisa com os alunos do Ensino Médio do mesmo colégio. Com base em Chartier (2001), os resultados demonstraram que cabe ao docente a tarefa de orientar leituras. Para isso um passo importante é a reflexão sobre seus próprios hábitos e modos de ler, o que pode ajudar a definir estratégias e recursos de leitura mais adequados para o desenvolvimento dos estudantes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Estadual de Londrina 2019-09-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8621 10.3895/rl.v21n34.8621 Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8621/6873 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Pereira, Liliane |
spellingShingle |
Pereira, Liliane A leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos |
author_sort |
Pereira, Liliane |
title |
A leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos |
title_short |
A leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos |
title_full |
A leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos |
title_fullStr |
A leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos |
title_full_unstemmed |
A leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos |
title_sort |
leitura na escola pública de periferia: o que dizem os professores e os alunos |
description |
Nesta pesquisa, escolhemos como contexto de análise uma escola pública de periferia, em que longe de tecermos críticas a este local, o objetivo é levantar dados sobre como os professores trabalham a leitura em sala de aula, contrastando com a opinião dos alunos. Com base em uma pesquisa interpretativa, este trabalho estrutura-se em duas fases: entrevista com os professores e entrevista com os alunos. Na primeira fase, foram aplicados questionários a 4 professores de Língua Portuguesa de um colégio Estadual X, de periferia, localizado na cidade de Londrina. Já na segunda fase, realizamos a pesquisa com os alunos do Ensino Médio do mesmo colégio. Com base em Chartier (2001), os resultados demonstraram que cabe ao docente a tarefa de orientar leituras. Para isso um passo importante é a reflexão sobre seus próprios hábitos e modos de ler, o que pode ajudar a definir estratégias e recursos de leitura mais adequados para o desenvolvimento dos estudantes. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8621 |
_version_ |
1805449443418308608 |
score |
10,814766 |