A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade

O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologia...

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Autor principal: Barros, Patrícia Marcondes de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248
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Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea.