A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade

O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologia...

ver descrição completa

Autor principal: Barros, Patrícia Marcondes de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9248
recordtype ojs
spelling peri-article-92482022-10-20T18:37:14Z A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade Barros, Patrícia Marcondes de Educação, Comunicação, História Formação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura. O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-03-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248 10.3895/rde.v9n15.9248 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 50-65 1984-2376 10.3895/rde.v9n15 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248/5979 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Barros, Patrícia Marcondes de
spellingShingle Barros, Patrícia Marcondes de
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
author_sort Barros, Patrícia Marcondes de
title A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title_short A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title_full A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title_fullStr A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title_full_unstemmed A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
title_sort infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
description O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248
_version_ 1805449400609144832
score 10,814766