A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologia...
Autor principal: | Barros, Patrícia Marcondes de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9248 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-92482022-10-20T18:37:14Z A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade Barros, Patrícia Marcondes de Educação, Comunicação, História Formação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura. O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-03-06 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248 10.3895/rde.v9n15.9248 Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 50-65 1984-2376 10.3895/rde.v9n15 por http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248/5979 Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Barros, Patrícia Marcondes de |
spellingShingle |
Barros, Patrícia Marcondes de A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
author_sort |
Barros, Patrícia Marcondes de |
title |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title_short |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title_full |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title_fullStr |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title_sort |
infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
description |
O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248 |
_version_ |
1805449400609144832 |
score |
10,814766 |