Ensino da língua inglesa na educação básica do Brasil e do Chile: estudo comparativo

Esta contribuição tem como objetivo apresentar um estudo comparativo acerca do ensino de inglês como língua estrangeira nas escolas públicas brasileiras e chilenas. Elegemos o Chile para este estudo porque o país atingiu os melhores índices do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes)...

ver descrição completa

Principais autores: Rocha, Guilherme Magri da, Castro, Tamires Vieira Pinheiro de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9331
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Esta contribuição tem como objetivo apresentar um estudo comparativo acerca do ensino de inglês como língua estrangeira nas escolas públicas brasileiras e chilenas. Elegemos o Chile para este estudo porque o país atingiu os melhores índices do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) em 2014 em relação aos demais países da América Latina. Para atingir nosso objetivo, foram pesquisados dados bibliográficos quantitativos relativos à avaliação do ensino nestes países, bem como pesquisas, artigos científicos e websites que nos permitiram compará-los em relação ao sistema educacional e ao ensino de inglês. Entre as fontes consultadas destacamos a obra O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira (British Council, 2015) e a sessão plenária “Vinte anos de desenvolvimento curricular no Chile”, proferida por Max Moder no II Forum de Língua Inglesa, evento promovido pelo Conselho Britânico em 2016 e disponível online. A discussão dos dados coletados revela que há necessidade de mudanças no sistema educacional de ambos os países e apontam que o Brasil precisa/deve aumentar a quantidade das aulas de LE e melhorar sua qualidade, incentivando os alunos e, os motivando a se interessar pela disciplina.