As cidades inteligentes e os desafios para a implantação da garantia da qualidade de serviços

Garantir a qualidade da entrega se serviços em cidades inteligentes se firma como um desafio que, neste trabalho, buscou-se analisar. Justifica-se o presente na ausência de repertoriedade sobre o tema, bem como na possibilidade de se estender as discussões sobre o mesmo que ainda é incipiente no Bra...

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Principais autores: Lui, Marcio de La Cruz, Petarnella, Leandro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2020
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9586
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spelling peri-article-95862020-03-26T02:29:01Z As cidades inteligentes e os desafios para a implantação da garantia da qualidade de serviços Lui, Marcio de La Cruz Petarnella, Leandro Administração. Políticas e Planejamento Governamental. Infra-Estruturas Urbanas e Regionais Cidades Inteligentes; Service Assurance; Inovação Tecnológica; TM-Forum; Garantir a qualidade da entrega se serviços em cidades inteligentes se firma como um desafio que, neste trabalho, buscou-se analisar. Justifica-se o presente na ausência de repertoriedade sobre o tema, bem como na possibilidade de se estender as discussões sobre o mesmo que ainda é incipiente no Brasil. Para tanto, buscou-se evidenciar quais são os principais desafios deste processo a partir de uma investigação exploratória, de raciocínio indutivo, alicerçado na revisão da literatura que serviu de apoio à fundamentação teórica do presente e, ainda, uma Elite Interview, como técnica de pesquisa empírica. A técnica foi aplicada em duas empresas que estiveram envolvidas no planejamento, na implementação e no controle do service assurance da cidade inteligente de Águas de São Pedro/SP. Os resultados apontam que o maior desafio se centra na burocratização e na lentidão dos processos relacionados a ordem pública e sugere, para pesquisas futuras, a aplicação da mesma em outros municípios. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) 2020-01-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9586 10.3895/rts.v16n39.9586 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 39 (2020); 182-198 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 39 (2020); 182-198 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v16n39 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9586/7119 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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