APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências

Este artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfic...

ver descrição completa

Principais autores: Machado, Elaine Ferreira, Rutz, Sani de Carvalho da Silva, Basniak, Maria Ivete, Miquelin, Awdry Feisser
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9594
recordtype ojs
spelling peri-article-95942020-10-20T22:23:29Z APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências APP Inventor: from the authorship of teachers to innovative activities in science teaching Machado, Elaine Ferreira Rutz, Sani de Carvalho da Silva Basniak, Maria Ivete Miquelin, Awdry Feisser Educação; Ensino-aprendizagem; tecnologia educacional App Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TIC App Inventor; Science teaching; Teacher training; ICT Este artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfica foram demonstradas algumas possibilidades de como iniciar as atividades no App Inventor como também algumas experiências já desenvolvidas e relatadas por pesquisadores, em artigos e dissertações, tanto na autoria como na prática de sala de aula, mediada com aplicativos desenvolvidos nessa plataforma visual de programação. Como resultados, constatou-se que há ainda poucas produções no Ensino de Ciências e, por isso, essa plataforma precisa popularizar-se mais entre os educadores para o desenvolvimento de materiais para a escola básica, tal como ocorreu, em épocas anteriores, com o Logo e Scratch, permitindo aos docentes a autoria de aplicativos embasados na realidade educacional onde atuam. This article aims to describe the features and capabilities of App Inventor in the construction of applications for smartphones of the Android system as well as encourage teachers in the authorship of these applications for teaching-learning Sciences in Basic School. The bibliographic research has demonstrated some possibilities of how to start the activities in App Inventor as well as some experiences already developed and reported by researchers, in articles and dissertations, both in the authorship and in the classroom practice, mediated with applications developed in this visual platform of programming. As results, it was found that there are still few productions in Science Teaching and, therefore, this platform needs to be more popularized among educators for the development of materials for the basic school, as it happened in previous times with the Logo and Scratch, allowing teachers to author educational applications based on the educational reality where they work. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-03-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594 10.3895/rbect.v12n1.9594 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9594/1241 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Machado, Elaine Ferreira
Rutz, Sani de Carvalho da Silva
Basniak, Maria Ivete
Miquelin, Awdry Feisser
spellingShingle Machado, Elaine Ferreira
Rutz, Sani de Carvalho da Silva
Basniak, Maria Ivete
Miquelin, Awdry Feisser
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
author_sort Machado, Elaine Ferreira
title APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
title_short APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
title_full APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
title_fullStr APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
title_full_unstemmed APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
title_sort app inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
description Este artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfica foram demonstradas algumas possibilidades de como iniciar as atividades no App Inventor como também algumas experiências já desenvolvidas e relatadas por pesquisadores, em artigos e dissertações, tanto na autoria como na prática de sala de aula, mediada com aplicativos desenvolvidos nessa plataforma visual de programação. Como resultados, constatou-se que há ainda poucas produções no Ensino de Ciências e, por isso, essa plataforma precisa popularizar-se mais entre os educadores para o desenvolvimento de materiais para a escola básica, tal como ocorreu, em épocas anteriores, com o Logo e Scratch, permitindo aos docentes a autoria de aplicativos embasados na realidade educacional onde atuam.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594
_version_ 1805449119113674752
score 10,814766